Testes de desempenho iPerf - nota de aplicação | NETSCOUT
Notas de Aplicativo

Testes de desempenho iPerf com o testador sem fio AirCheck G2

Esta nota de aplicação descreve como executar o teste de desempenho do iPerf no AirCheck™ G2.

Ele orienta como configurar o seu próprio servidor iperf3, como usar o acessório de teste da NETSCOUT, e como configurar um AirCheck G2 para obter os resultados de teste de desempenho mais precisos.

Introdução

Testar o desempenho da rede Wi-Fi em termos de velocidade e largura de banda é prática padrão em ambientes corporativos e domésticos.

Um relatório detalhado de análise de velocidade e largura de banda é necessário para a implantação de serviços dependentes de rede. Além disso, às vezes você precisa verificar a velocidade da sua taxa de transferência de rede enquanto soluciona os problemas para se certificar de que haja largura de banda suficiente para suportar os aplicativos dos usuários, como voz por Wi-Fi, streaming de vídeo, etc. Tudo isso requer uma ferramenta de teste de desempenho de rede confiável.

Normalmente, as pessoas usarão vários testes de velocidade da internet para verificar o desempenho. Ainda assim, esta é uma boa maneira de decepcionar todos os envolvidos e a si próprio. Testes de velocidade da internet nunca são uma garantia e sempre dependem não apenas da sua largura de banda e disponibilidade da internet (que podem variar dependendo do uso e da carga de outros), mas principalmente da capacidade do servidor que está sendo usado para o teste de velocidade.

Assim, a maneira mais precisa para verificar o desempenho de sua rede é usar ferramentas que possam ser executadas localmente. Isso permite que você teste corretamente o seu ambiente sem depender do servidor de outra pessoa para verificar se você projetou, implantou e otimizou adequadamente sua rede Wi-Fi para suportar os requisitos necessários de largura de banda para seus usuários.

O que nos leva ao testador de rede sem fio AirCheck G2 da NETSCOUT, uma ferramenta de teste de rede Wi-Fi portátil que permite que você meça o desempenho real de sua rede Wi-Fi facilmente, com precisão e de modo confiável ao dar a opção de testar em relação a um servidor iPerf3.

Instalação e configuração do servidor iPerf

Iniciando com a versão de firmware 2,0, o testador de rede sem fio AirCheck G2 permitirá que você realize testes de desempenho de TCP e UPD com duplo término em um servidor iPerf3. O iPerf3 é uma ferramenta de software de código aberto para medições ativas da largura de banda máxima alcançável em redes IP. Ele suporta o ajuste de vários parâmetros relacionados ao temporizador, buffers e protocolos (TCP, UDP), e agora pode ser usado com o testador de rede sem fio Aircheck G2 para executar testes de desempenho de rede sem fio mediante uma das seguintes opções:

  • Acessório de teste da NETSCOUT - Este acessório de teste portátil é um servidor iPerf3 "plug and play", e a maneira mais fácil de executar um teste de desempenho! É muito mais fácil, especialmente se você não tiver permissões ou tempo para configurar um servidor iPerf3 autônomo.
  • Software do servidor iPerf3 - Versão de software autônomo do servidor iPerf3 que pode ser instalada em qualquer computador, mas requer configuração manual e configuração.

Antes de iniciar o teste, você precisará instalar e configurar o seu acessório de teste da NETSCOUT ou o software do servidor iPerf3 usando as instruções abaixo.

Acessório de teste da NETSCOUT

O acessório de teste da NETSCOUT funciona em conjunto com o testador de rede sem fio Aircheck G2 para executar testes de desempenho de rede sem fio com relativa facilidade. O acessório de teste da NETSCOUT atua como um servidor iPerf3 para os testes executados pelo testador de rede sem fio Aircheck G2 e pode ser conectado a qualquer porta Ethernet da rede (para verificar o desempenho em um local remoto, conecte o acessório em uma porta Ethernet no local remoto).

O acessório de teste da NETSCOUT opera com Power over Ethernet (PoE) ou pilhas AA. Se estiver usando apenas pilhas, mantenha pressionado o botão de energia durante dois segundos para ligar a unidade. Se PoE estiver disponível na conexão de rede, a unidade será iniciada automaticamente.

Assim que ligar o acessório de teste da NETSCOUT, todos os símbolos LED amarelos se acendem durante 15 segundos enquanto a unidade é iniciada. Em seguida, o acessório tenta se conectar à sua rede Ethernet usando DHCP, acendendo cada LED com a etapa de conexão correspondente. Quando terminar, você está pronto para começar a testar!

Obs. 1: Para obter mais detalhes sobre o comportamento do LED do acessório de teste da NETSCOUT, consulte o guia do usuário.

Obs. 2: Se você tiver uma conta no serviço em nuvem Link-Live da NETSCOUT, você pode solicitar o acessório de teste da NETSCOUT para ajudar na descoberta do seu testador de rede sem fio AirCheck G2 e para fazer download de atualizações de software.

Obs. 3: Se for necessário um endereço IP estático ou um servidor proxy, você poderá usar a interface do servidor Web no seu acessório de teste para alterar a configuração padrão. Para obter mais detalhes sobre como acessar a interface do servidor Web, consulte o guia do usuário.

Software do servidor iPerf3

Para os casos em que um acessório de teste da NETSCOUT não esteja disponível, você tem a opção de usar a versão de software de um servidor iPerf3. Esta opção exigirá que você instale e configure manualmente seu próprio servidor, mas ele oferecerá os mesmos recursos de teste e precisão que um acessório de teste da NETSCOUT.

Use o seguinte processo para instalar e configurar seu próprio servidor iPerf3:

1) Faça o download de uma cópia do binário iPerf3 para o seu computador:
  • Use o seguinte link para baixar a versão mais recente do software: https://Iperf.fr/Iperf-download.php
  • iPerf3 está disponível para Windows, Android, iOS, MAC OS e Linux. Selecione o que se aplica ao seu ambiente.
2) Instale o binário iPerf3 no seu dispositivo:
  • O processo de instalação varia de acordo com o sistema operacional. Consulte a documentação do usuário iPerf3 para obter detalhes sobre cada sistema operacional (https://iperf.fr/iperf-doc.php)). Para esta nota de aplicação, usaremos a versão do Windows como exemplo.
    • Usando o Windows File Explorer, localize o arquivo. zip que foi baixado na etapa anterior e clique duas vezes nele para descompactar o arquivo.
    • Copie os arquivos descompactados em uma pasta no seu computador.
  • Se testar o desempenho da rede local, instale o software do servidor iPerf3 em um computador conectado à rede local.
  • Se for testar o desempenho de um local remoto, instale o software do servidor iPerf3 em um computador conectado à rede no local remoto.
3) Execute o binário iPerf3 no seu computador:
  • O processo para executar o binário iPerf3 variará de acordo com o sistema operacional. Consulte a documentação do usuário iPerf3 para obter detalhes sobre cada sistema operacional (https://iperf.fr/iperf-doc.php). Para esta nota de aplicação, usaremos a versão do Windows como exemplo (veja as imagens abaixo).
    • Abra um prompt de comando do Windows.
    • Na janela de prompt de comando, use o comando "CD" para navegar até a pasta na qual o binário iPerf3 foi salvo. Por exemplo: CD Users\Administrator\Downloads\iperf-3.1.3-Win64
    • Digite o comando iperf3-s e aperte Enter no seu teclado. Isso iniciará o aplicativo iPerf3 no modo servidor.
    • O Windows pode perguntar se você deseja permitir que o aplicativo iPerf3 se comunique através do firewall (dependerá da versão do Windows usada). Permita esta comunicação selecionando a opção apropriada.
    • Uma mensagem aparecerá no prompt de comando do Windows dizendo: "Servidor escutando em 5201". Você está agora pronto para começar a testar!
  • Mesmo que seja possível executar o binário do servidor iPerf3 a partir de um computador na rede sem fio, esta configuração pode não dar uma representação verdadeira do desempenho da sua rede. É recomendável executar o software do servidor iPerf3 a partir de um computador na rede Ethernet com fio. Isso fornecerá visibilidade não apenas sobre o desempenho da rede sem fio, mas como o desempenho é afetado pelo backhaul com fio.

Figura 2: Exemplos dos comandos CD e iperf3-s no prompt de comando do Windows

Figura 3: Exemplo de servidor iPerf3 em execução no prompt de comando do Windows

Obs. 4: O software do servidor iPerf3 usará o endereço IP do dispositivo no qual foi instalado. Anote essas informações porque o endereço IP do servidor iPerf3 será exigido durante a configuração de teste de desempenho do testador de rede sem fio AirCheck G2.

Configuração do AirCheck G2

Após o acessório de teste da NETSCOUT ou o servidor iPerf3 estar pronto, você tem a opção de alterar a configuração no seu testador de rede sem fio Aircheck G2 antes de iniciar o teste. Para alterar as configurações de teste de desempenho padrão no seu testador de rede sem fio Aircheck G2, faça o seguinte:

  • Pressione o botão Ligar no seu testador de rede sem fio Aircheck G2 para ligar a unidade.
  • Depois que a unidade terminar de inicializar, use a tela de seleção por toque para selecionar a opção Configurações.
  • Usando a tela de seleção por toque, percorra as opções e, em seguida, selecione Configurações iPerf.
4) Agora você terá a opção de alterar muitas das configurações relacionadas ao teste de desempenho iPerf que o testador de rede sem fio Aircheck G2 pode executar no acessório de teste da NETSCOUT ou em um servidor iPerf3.
  • Protocolo – Permite selecionar entre os testes TCP ou UDP.
    • TCP – Usado para medir a largura de banda. Use esta opção quando desejar medir a taxa de transferência da sua rede sem fio.
    • UDP - Usado para medir a perda de pacotes e jitter. Use esta opção quando quiser solucionar problemas com aplicativos sensíveis à latência, como voz por Wi-Fi.
  • Porta – Usado para alterar a porta na qual o teste será executado. A porta padrão usada é 5201. Esta é também a porta padrão usada pelo acessório de teste da NETSCOUT ou pelo servidor iPerf3.
  • Duração do teste – Mostra a duração selecionada para toda a execução de teste do iPerf, com metade do tempo para a porção de upload e metade para a parte de download do teste. O valor padrão é 20 segundos e pode ser alterado para 60 segundos ou 120 segundos. Um teste mais longo dará uma visão mais precisa de seu desempenho médio de rede.
  • Tipo de bateria acessória – Esta configuração permite que o testador de rede sem fio AirCheck G2 exiba o status do nível de bateria do seu acessório de teste da NETSCOUT com precisão. As opções de tipo de bateria suportadas são alcalinas, lítio e NiHM.
  • Limites - Esta opção é um atalho para a tela de limites, e permite que você altere os limites de aprovação/reprovação para velocidade-alvo, porcentagem de perda e jitter. Os valores padrão são baseados em padrões do setor, mas você pode alterá-los para corresponder aos requisitos da rede local.

5) Depois de fazer alterações nas configurações, pressione o botão Aplicar para salvá-los.

Executando um teste de desempenho

Executar um teste de desempenho no testador de rede sem fio Aircheck G2 é um processo muito simples. Para executar um teste, faça o seguinte:

  • A partir da tela inicial use a tela de seleção por toque para selecionar a opção Redes ou Pontos de acesso. A opção Redes permitirá que você selecione um SSID que você deseja testar. Enquanto isso, a opção Pontos de acesso permitirá que você teste um ponto de acesso específico. Para esta Nota de aplicação, usaremos a opção Redes como parte do nosso exemplo.
  • Na tela Redes, use a tela de seleção por toque para selecionar o SSID no qual você deseja executar o teste de desempenho. Se você decidiu usar a opção Pontos de acesso, então você precisa selecionar um ponto de acesso.
  • Depois de selecionar o SSID ou Ponto de acesso no qual você deseja executar o teste de desempenho, você chegará à tela de detalhes. Esta tela fornecerá detalhes sobre o SSID ou Ponto de acesso selecionado e permitirá que você execute um teste de conexão. Usando a tela de seleção por toque, pressione o botão Conectar.
  • Depois que o teste de conexão for concluído com êxito, você terá a opção de executar um teste de desempenho. Usando a tela de seleção por toque, pressione o botão Teste de iPerf.
  • Na tela Selecionar servidor iPerf você terá a opção de selecionar um acessório de teste da NETSCOUT ou o servidor iPerf3 no qual você deseja executar o teste de desempenho. Usando a tela de seleção por toque, selecione o servidor que deseja usar e, em seguida, pressione o botão Iniciar para iniciar o teste.
    • Se você estiver usando um acessório de teste da NETSCOUT para executar seu teste, ele aparecerá automaticamente sob a lista de iPerf remotos disponíveis. Se houver mais de um acessório conectado à rede, todos eles aparecerão na lista.
      • Depois de selecionar um acessório de teste, o endereço IP no campo servidor iPerf será atualizado automaticamente para refletir o endereço do acessório de teste.
      • Se um acessório de teste tiver sido usado no passado para realizar um teste, mas estiver atualmente off-line, ele será exibido em cinza na lista.
      • As seguintes informações estarão disponíveis para cada acessório de teste:
        • O Nome do acessório de teste pode ser mudado após a solicitação do seu acessório no Link-Live.
        • Endereço IP, conforme atribuído pelo servidor DHCP. Um endereço IP estático pode ser atribuído também pela interface do servidor Web do acessório de teste. Consulte o guia do usuário do acessório de teste da NETSCOUT para obter detalhes.
        • Velocidade de transmissão da porta Ethernet utilizada.
        • Status do nível da bateria para o acessório de teste.
        • O status do Link-Live será representado por um pequeno ícone de nuvem. Se o acessório do teste tiver sido solicitado no Link-Live, então o ícone da nuvem aparecerá.
      • O testador de rede sem fio AirCheck G2 usará vários métodos para detectar acessórios de teste:
        • Pesquisa automaticamente a sub-rede que está sendo usada pelo ponto de acesso no qual o teste de conexão foi executado.
        • Acessa automaticamente o endereço IP e as informações de sub-rede do acessório de teste através do Link-Live. Esta opção só estará disponível se o testador de rede sem fio AirCheck G2 e o acessório de teste da NETSCOUT que estiverem sendo usados para o teste tiverem acesso à internet e tiverem sido solicitados na mesma conta do Link-Live.
        • Forneça manualmente as informações da sub-rede para a rede à qual o acessório de teste foi conectado. Isso pode ser feito usando a tela de seleção por toque para selecionar o campo Sub-rede adicional e, em seguida, usando o teclado na tela para digitar as informações da sub-rede.
    • Se você estiver usando um servidor iPerf3 para executar o teste, será necessário especificar manualmente o endereço IP do servidor. Para fazer isso, use a tela de seleção por toque para selecionar o campo Servidor iPerf e, em seguida, use o teclado na tela para digitar o endereço IP do servidor.

Obs. 5: Para obter mais informações sobre como acessar o Link-Live e como solicitar um produto, consulte o guia do usuário do produto em questão.

Obs. 6: Se você quiser atualizar a lista de acessórios de teste da NETSCOUT, na tela Selecionar servidor iPerf, use a tela de seleção por toque para pressionar o botão Rescan.

Revisando seus resultados de teste

Após o teste de desempenho ter sido concluído, é hora de analisar os resultados fornecidos pelo testador de rede sem fio AirCheck G2. Observe que os resultados do teste de desempenho fornecidos variarão dependendo do protocolo (TCP, UDP) selecionado durante a configuração do testador de rede sem fio AirCheck G2.

Resultados do teste TCP

Ao usar o protocolo TCP para o teste de desempenho, você obterá os seguintes resultados de teste:

  1. BSSID – endereço MAC da conexão de rede sem fio.
  2. SSID – nome da conexão de rede sem fio.
  3. Endereço do servidor iPerf – endereço IP do acessório de teste da NETSCOUT ou do servidor iPerf3 usado para o teste de desempenho.
  4. Velocidade média de upload - velocidade média da transferência de carregamento alcançada durante o teste. Isso é usado para determinar os recursos de velocidade média de upload de sua rede sem fio.
  5. Velocidade máxima de upload - velocidade máxima da transferência de carregamento alcançada durante o teste. Isso é usado para determinar os recursos de velocidade máxima de upload de sua rede sem fio.
  6. Velocidade média de download - velocidade média da transferência de download alcançada durante o teste. Isso é usado para determinar os recursos de velocidade média de download de sua rede sem fio.
  7. Velocidade máxima de download - velocidade máxima da transferência de download alcançada durante o teste. Isso é usado para determinar os recursos de velocidade máxima de download de sua rede sem fio.
  8. Taxa de dados físicos - taxa de dados físicos medida durante o teste.
  9. Nível de sinal - nível de sinal do BSSID ao qual você está conectado conforme medido durante o teste.
  10. Nível de ruído - nível de ruído do BSSID ao qual você está conectado conforme medido durante o teste.
  11. SNR - Relação sinal-ruído para o BSSID ao qual você está conectado conforme medido durante o teste.
  12. Taxa de repetição – Taxa de repetição de quadro para o BSSID ao qual você está conectado como medido durante o teste.

Obs. 7: O "testador de rede sem fio AirCheck G2" pode medir uma "velocidade máxima" de aproximadamente até 250 Mbps. Se houver um ícone com um "i" ao lado dos resultados de teste de velocidade máxima, isso significa que o hardware do testador de rede sem fio AirCheck G2 pode estar limitando a medição da velocidade máxima. Não é um erro, significa apenas que a sua "velocidade máxima" é maior do que o "testador de rede sem fio AirCheck G2" pode medir.

Resultados do teste UDP

Ao usar o protocolo UDP para o teste de desempenho, você obterá os seguintes resultados de teste:

  1. BSSID – endereço MAC da conexão de rede sem fio.
  2. SSID – nome da conexão de rede sem fio.
  3. Endereço do servidor iPerf – endereço IP do acessório de teste da NETSCOUT ou do servidor iPerf3 usado para o teste de desempenho.
  4. Velocidade de upload – taxa de transferência média medida durante o teste de upload. Por padrão, a meta de largura de banda de 5,0 Mbps será usada.
  5. Jitter de upload - jitter médio de upload medido durante o teste.
  6. Perda de upload – porcentagem de quadros perdidos durante o teste de upload.
  7. Velocidade de download – taxa de transferência média medida durante o teste de download. Por padrão, a meta de largura de banda de 5,0 Mbps será usada.
  8. Jitter de download - jitter médio de download medido durante o teste.
  9. Perda de download – porcentagem de quadros perdidos durante o teste de download.
  10. Taxa de dados físicos - taxa de dados físicos medida durante o teste.
  11. Nível de sinal - nível de sinal do BSSID ao qual você está conectado conforme medido durante o teste.
  12. Nível de ruído - nível de ruído do BSSID ao qual você está conectado conforme medido durante o teste.
  13. SNR - Relação sinal-ruído para o BSSID ao qual você está conectado conforme medido durante o teste.
  14. Taxa de repetição – Taxa de repetição de quadro para o BSSID ao qual você está conectado como medido durante o teste.

Obs. 8: O jitter mede a diferença de tempo na hora de chegada do pacote. Um jitter elevado não afetará as transações sem fio normais, mas afetará negativamente as comunicações de voz por Wi-Fi.

Conclusão

Conclusão: agora é mais fácil e mais rápido do que nunca verificar se a sua rede sem fio pode suportar a largura de banda necessária para voz por Wi-Fi, streaming de vídeo, transferências de dados e muito mais. Apenas conecte seu acessório de teste da NETSCOUT em qualquer lugar em sua rede, leve seu testador sem fio AirCheck G2 para a área em que você quer executar seu teste de desempenho e em segundos você poderá medir as velocidades da taxa de transferência de upload e download. Não há necessidade de configurações complicadas e demoradas e não há necessidade de depender de testes de velocidade de internet não confiáveis que poderiam fornecer informações de largura de banda inexatas. Testar, solucionar problemas e verificar o desempenho em sua rede Wi-Fi nunca foi tão fácil!

Referência

Você pode encontrar a documentação mencionada nesta nota de aplicação pelos seguintes links:

  1. Manual do usuário do testador de rede sem fio AirCheck G2 https://enterprise.netscout.com/findit/7001137
  2. Guia do usuário do acessório de teste da NETSCOUT https://enterprise.netscout.com/findit/7002071
  3. Downloads de iPerf3 binário https://iperf.fr/iperf-download.php
  4. Guia do usuário iPerf3 https://iperf.fr/iperf-doc.php
  5. Login no Link-Live https://new.link-live.com/public/login
 
 
Powered By OneLink