Estudo de Caso: OptiView® XG Helps Carrollton City | NETSCOUT

Estudo de Caso: OptiView® XG da NETSCOUT ajuda as escolas da cidade de Carrollton a identificar e compreender como solucionar problemas de rede e de aplicativos

 
 
 
Visão geral:

Mercado:

Educação

 

Local:

Carrollton, GA

 
 

Desafio:

As escolas da cidade de Carrollton tinham os problemas rotineiros de rede e de aplicativos através em seus locais, contudo faltavam as ferramentas apropriadas para realmente compreender e realmente solucionar os problemas. O software de monitoramento que tinham alertava a equipe de TI quanto ao problema, mas não identificava o problema específico e nem recomendava soluções. Consequentemente, a equipe de TI frequentemente passava semanas ou meses à procura do problema e resolvendo problemas
da rede e de aplicativos. Para complicar as coisas ainda mais, o distrito estava no meio do processo de implementação de um ambiente para BYOD (do inglês "Bring Your Own Device" - Traga Seu Próprio Dispositivo), e a incapacidade de localizar problemas ameaçava todo o processo com a perda do apoio dos administradores e dos funcionários a esta nova capacidade.

 

Solução:

Tablet de análise de redes OptiView ® XG da NetScout

 

Resultado:

O departamento de TI do distrito selecionou o OptiView XG da NETSCOUT para fornecer a visão e análise profundas necessárias para identificar e resolver rapidamente seus desafios de performance de rede e de aplicativos. O tablet dedicado à análise de rede fornece não só uma visão geral do sistema completo e informações detalhadas sobre problemas específicos, mas também recomenda as mudanças e as soluções necessárias melhorar a performance. Na verdade, o grupo de TI agora está eliminando suas outras ferramentas de monitoramento, porque o OptiView XG faz tudo que elas podem fazer, e muito mais.


Visão geral

O Carrollton City School System (Sistema Escolar de Cidade de Carrollton), estabelecido em 1886, é um dos distritos escolares mais antigos da Geórgia, com cinco escolas que atendem a mais de 4.600 estudantes. Cada local tem de 350 a 1.000 dispositivos, e seu uso e sofisticação variam consideravelmente da escola primária à escola secundária. Uma pequena equipe de TI trabalha para manter este ecossistema de dispositivos e usuários diversos on-line em tempo integral, confiando muito em ferramentas para a identificação e resolução de problemas neste processo.

Posso identificar e solucionar problemas o dia inteiro com outras ferramentas, mas o OptiView XG me proporciona uma visão completa à partir da conexão com o servidor, com informações detalhadas e recomendações. Não preciso de nenhum fórum, de nenhuma pesquisa, ele simplesmente fornece as informações e recomendações de que preciso. É como ter meu próprio engenheiro em tempo integral e um membro da equipe - este é o seu nível de inteligência.

- Shawn Brown, diretor de TI, Carrollton City School System

Desafios

Devido a este ambiente eclético, os vários locais da escola rotineiramente apresentavam problemas de performance da rede ou de aplicativos. A equipe de TI usava outras ferramentas de performance da rede para configurar alarmes e monitorar a performance, o que os alertava quanto aos problemas mas não fornecia muita orientação adicional, a não ser uma vaga ideia de onde procurar o problema. Consequentemente, a equipe podia passar mais de semanas tentando encontrar os problemas.

“Em um exemplo recente, tivemos duas escolas que perdiam sua conexão com a internet na mesma hora todos os dias,” disse Shawn Brown, diretor de TI do Sistema Escolar de Cidade de Carrollton. “Isto continuou por dois meses. Nosso software de monitoramento nos alertava, como esperávamos que fizesse, mas não nos fornecia mais informações. Atualizamos a memória, mudados as configurações do firewall, ajustamos os recursos do sistema, etc., mas nada ajudava. Finalmente, por acaso, pegamos uma máquina que estava transmitindo um tráfego excessivo, e este fato nos deu a dica de que era um problema de vírus. Mas o nível de frustração estava muito alto e nossos técnicos rotineiramente ficavam exaustos.”

Com o passar dos meses, surgiram problemas adicionais: respostas lentas da rede, indisponibilidade do serviços, níveis de serviço imprevisíveis, entre outros. “Você poderia sentar-se em uma sala de aula e tentar acessar cinco sites na internet, e quatro deles esgotariam o tempo de espera - e não tínhamos nenhuma ideia do por quê,” observou Brown.

Contudo, em situações como essas, o software de monitoramento do departamento dizia que tudo estava bem: os switches estavam OK, as portas da rede estavam abertas, os servidores não relatavam nenhum problema. Mas, certamente, havia alguns problemas com a rede.

Para complicar mais o assunto, os planos do distrito envolviam implementar um ambiente de BYOD. Cada escola teria requisitos extremamente variados neste cenário; o número e tipo de dispositivos na escola primária local seriam completamente diferentes daqueles na VLAN da escola secundária. E a equipe sabia que para proporcionar um serviço devidamente estável, precisariam localizar e corrigir os problemas que surgissem rapidamente - ou arriscariam-se a perder o suporte dos administradores e funcionários à esta iniciativa.

Assim, Brown e sua equipe começaram procurar uma solução que os apoiasse neste processo, fornecendo uma ferramenta que pudesse acessar os detalhes das camadas da rede e de aplicativos, para que pudessem ver o problema, identificar uma solução e resolver o problema rapidamente. E foi então que Brown descobriu o OptiView XG da NETSCOUT.

Solução

“Quando comecei ler sobre o OptiView XG, eu disse à mim mesmo que, se o que diziam era verdade, esta era uma ferramenta que eu tinha de ter,” disse Brown. O OptiView XG proporciona uma análise automatizada da rede e dos aplicativo em uma solução portátil de modo a agilizar a identificação e resolução de problemas e proporcionar uma melhor compreensão da performance. Sendo muito mais de que apenas uma simples solução de monitoramento, ele permite que os usuários vejam informações detalhadas sobre problemas específicos - e, então, recomenda soluções.

“Após ter visto algumas demonstrações e ter avaliado o produto, percebi rapidamente que não estaríamos renovando nossa licença e serviços de suporte das nossas outras ferramentas. O OptiView XG faz tudo que elas fazem e muito mais, e vamos simplesmente transferir tudo para a nova solução”, acrescenta Brown.


Resultados

Com o OptiView XG, Brown e sua equipe podem resolver os problemas rapidamente à medida que eles aparecem, de modo a manter o sistema escolar de cidade de Carrollton em funcionamento constante. De fato, quando Brown conectou a ferramenta à rede pela primeira vez, ela imediatamente identificou problemas de configuração do DNS dos quais sua equipe não estava ciente.

“Tínhamos consolidado um número de dispositivos legados em sistemas novos, e nem percebemos que isto tinha causado problemas do DNS que afetavam a performance dos aplicativos,” explicou Brown. “Ainda assim, o OptiView XG identificou imediatamente o problema e nos disse exatamente o que deveríamos fazer para solucioná-lo.”

E, para Brown, esta é uma vantagem chave da nova ferramenta. Outras soluções podem alertar quanto a um problema geral e depois deixar o usuário passar horas ou dias investigando potenciais soluções, mas o OptiView XG identifica problemas específicos e oferece sugestões para resolvê-los e melhorar a performance geral.

“Posso procurar problemas o dia inteiro com outras ferramentas, mas o OptiView XG proporciona uma visão completa, a partir da conexão com o servidor, com informações detalhadas e recomendações. Não preciso de nenhum fórum, de nenhuma pesquisa, ele simplesmente fornece as informações e recomendações de que preciso. É como ter meu próprio engenheiro em tempo integral e um membro da equipe - este é o seu nível de inteligência", diz ele.

Para o futuro, a equipe de TI, que está no processo de reestruturação e segmentação integral de grande parte da rede, utilizará a análise e os relatórios do OptiView XG para estabelecer os parâmetros básicos, para que possam medir as melhorias. “O dispositivo é tão fácil de usar que podemos executar mais testes do que jamais fizemos e, a seguir, gerar um relatório para mostrar ao meu chefe uma ótima representação gráfica das informações.”

“Estou realmente impressionado com todo o dispositivo,” acrescentou Brown. “Ele é muito rápido, intuitivo, e a análise de problemas é realmente a melhor. Ao contrário de outras ferramentas, o OptiView XG não apenas me informa um problema, ele me ajuda a resolvê-lo. E, entre o tempo que ele economiza e a velocidade com que podemos colocar os usuários de volta on-line, realmente não há nenhuma comparação.”

 
 
Powered By OneLink