Solutions Roles | NETSCOUT

Solutions Roles

Há várias tendências importantes ocorrendo na função do Engenheiro de Rede. Não importa o tipo de negócio que está sendo suportado pela rede, o engenheiro está sempre sendo encarregado de projetos novos. Entre elas está a implementação de novas tecnologias, como a infraestrutura virtual no Data Center, melhores sistemas sem fio para apoiar e proteger o BYOD, implantação de aplicativos críticos em serviços de nuvem, suporte a Comunicações Unificadas e Serviços de Vídeo, e manutenção do ótimo desempenho de aplicativos e serviços como o VoIP. No final do cabeamento desses itens, com a introdução de portas 10GBASE-T, o Engenheiro de Rede precisa garantir que o cabeamento da infraestrutura esteja apto para abrigar as futuras necessidades da empresa. Naturalmente, todas estas tendências devem ocorrer com um orçamento limitado, uma equipe reduzida de funcionários, e sem nenhum tempo ocioso.

Outra tendência é as empresas terceirizarem suas operações de TI. Para engenheiros de rede empregados por provedores de serviços gerenciados, integradores de sistemas ou VARs, os desafios associados com projetos são ampliados com um foco significativo no atendimento ao cliente e lucratividade do projeto. Saiba mais sobre tendências e o suporte da NETSCOUT para Provedores de serviços gerenciados.

O engenheiro da rede de hoje também é considerado o ponto final para onde são levados todos os problemas de desempenho, independente da causa raiz ser a rede, o servidor, ou o aplicativo. Espera-se que tenham as ferramentas para isolar e identificar o problema, trabalhando com equipes de servidores e aplicativos para chegar a uma resolução. “Não é a rede” já não é mais uma resposta aceitável a um problema de desempenho, e há uma tendência crescente do papel do engenheiro da rede de resolver a causa raiz, não importando de quem seja a responsabilidade.

As Operações e Técnicos de Rede são encarregados hoje de dar suporte a mais aplicativos e serviços críticos da empresa do que em qualquer outro momento do passado. Esta tendência expandiu o papel das Operações de Rede, tanto em escala quanto em importância. Na maioria das organizações de TI, as Operações de Rede estão assumindo mais responsabilidades devido ao crescente número e complexidade de novas tecnologias de infraestrutura de redes, consolidação de responsabilidades entre múltiplos locais, redução da equipe de TI e do fornecimento de mais suporte a organizações de engenharia de redes.

As infraestrutura que dá suporte a aplicativos empresariais continua a mudar, graças a virtual switching e à migração para a nuvem, o que limita a visibilidade das plataformas da gerenciamento de redes e aplicativos. Entretanto, as Operações de Rede ainda têm a tarefa de monitorar esses sistemas com pouco acesso aos componentes que dão suporte aos mesmos. Devido à 24/7/365 demanda nestes sistemas empresariais, as Operações de Rede também exigem acesso móvel a essas ferramentas de gerenciamento, bem como relatórios automatizados compartilháveis, para facilitar o escalonamento do problema e a resolução em equipe.

Em seu sentido mais amplo, o termo "Provedor de serviços" se aplica a uma série de organizações que fornecem serviços de rede, conectividade de WAN/Internet, integração de sistemas, consultoria e serviços de instalação. Cada grupo de serviços, integradores de sistemas, consultores, equipes de serviços de rede ou fabricantes de equipamentos conectados à rede de empresas tradicionais provedoras de serviços, oferecem serviços em uma rede de cliente, e é normalmente encarregado de criar estimativas do projeto, avaliações de pré-implantação, instalação e testes, documentar e elaborar relatórios, resolução de problemas e a manutenção de um complexo conjunto de projetos de rede.

Eles enfrentam desafios que incluem ambientes desconhecidos ou sem documentação de rede, procedimentos inconsistentes, variações no conhecimento e experiência dentro de sua equipe e em seus clientes, e uma infinidade de ferramentas ou soluções que devem ajudá-los a entregar projetos dentro do prazo e do orçamento.

 
 
Powered By OneLink