Apresentando o Gerenciamento de Desempenho de Rede Ciente de Aplicativo | NETSCOUT


 

Apresentando Monitoramento do Desempenho da Rede e de Aplicativos – a nova equação para a mais rápida resolução de problemas

As organizações estão cada vez mais dependentes do desempenho de seus aplicativos comerciais - os quais, por sua vez, dependem do desempenho de sua infraestrutura de rede. Para manter a empresa funcionando sem problemas, o desempenho dos aplicativos e da rede deve ser mantido nos níveis mais altos.

A abordagem tradicional envolve monitorar o desempenho da rede e de aplicativos separadamente, usando sistemas diferentes utilizados por equipes diferentes. No entanto, isso está se tornando mais difícil à medida que a virtualização estende-se desde o centro de dados para o desktop e o uso de serviços de nuvem continua a crescer. Quando ocorrem problemas de aplicativos em um ambiente híbrido de nuvem, como a organização determina se o problema está localizado em sua infraestrutura ou na de seu provedor de nuvem? Tentando descobrir quem é dono de um problema quando todos os grupos estão relatando KPIs verdes é cada vez mais difícil e demorado.

Uma recente pesquisa* com profissionais de rede realizada pela NETSCOUT indicou que mais da metade deles não possui as ferramentas necessárias para identificar de maneira rápida e precisa problemas com VoIP, aplicativos e outros problemas de desempenho de rede. As organizações precisam de visibilidade de ponta-a-ponta em camadas 1 -7, do centro de dados para a filial, para identificar a origem dos problemas de desempenho rapidamente e resolvê-los antes de incorrer em tempo de inatividade oneroso.

A solução que surgiu é denominada Monitoramento do Desempenho da Rede e de Aplicativos: O Monitoramento do Desempenho da Rede e de Aplicativos, que é também chamado de Monitoramento e Diagnóstico de Desempenho da Rede (Network Performance Monitoring and Diagnostics, NPMD).

O Monitoramento do Desempenho da Rede e de Aplicativos é um método de monitoramento, análise e resolução de problemas de redes e aplicativos. A empressa adota uma visão centrada em aplicativos de tudo que acontece na rede, proporcionando visibilidade de ponta-a-ponta da rede e dos aplicativos e suas interdependências, permitindo que os engenheiros monitorem e aperfeiçoem a experiência do usuário final. Ela não vê os aplicativos da perspectiva da codificação, mas, em termos de como são distribuídos e de seu desempenho.

Ao se utilizar de pontos de dados de metodologias de desempenho de aplicativos e da rede, o Monitoramento do Desempenho da Rede e de Aplicativos ajuda todos os ramos do TI a trabalhar juntos, para assegurar o melhor desempenho possível dos aplicativos e da rede. Ela ajuda os engenheiros a superar os desafios de visibilidade apresentados pela virtualização, pelo BYOD e por serviços baseados em nuvem, e a identificar problemas em qualquer ponto do trajeto da rede. Ela também fornece dados de desempenho de aplicativos para identificar quando um usuário está tendo tempos de resposta insuficientes e qual componente de aplicativo está causando o atraso. Esses dados de desempenho acionáveis podem ser compartilhados com as equipes de aplicativos para identificar o que gerou o problema e qual componente precisa de atenção.

No centro de dados, a organização pode realizar benefícios tangíveis, ao ganhar visibilidade sobre onde e quando a rede está ocupada. A capacidade de distinguir entre o uso de negócios críticos e não críticos, ou recreacional, mostrando dados em um formato que eles entendem, ajuda a identificar rapidamente quais links precisam de largura de banda adicional e quais podem ser reduzidos. Isto permite melhor controle dos orçamentos de TI, permitindo a expansão futura através da análise de padrões de crescimento no uso do aplicativo.

Em termos estritos, o Monitoramento do Desempenho da Rede e de Aplicativos é definido como proporcionar visibilidade em ambientes de LAN, WAN e data centers - incluindo todos os níveis do ambiente de servidores e aplicativos, sejam eles virtuais ou físicos, assim como as camadas 1-7, enquanto suporta taxas de 1 a 10Gbps. A solução de Monitoramento do Desempenho da Rede e de Aplicativos, desenvolvida pela NETSCOUT, estende isto ainda mais, adicionando a capacidade de monitorar e solucionar problemas de infraestrutura sem fio e de oferecer suporte a locais remotos com um fator de forma portátil, se visibilidade mais profunda for necessária - fornecendo ampla visibilidade do dispositivo do usuário aos data centers.

O Monitoramento do Desempenho da Rede e de Aplicativos proporciona sete benefícios chave:

  • Visibilidade de ponta-a-ponta da infra-estrutura - ao reunir os pontos de dados chave de rede (NMS) e sistemas de gestão e sistemas de gestão de desempenho de aplicativo, fornecendo um único painel de exibição e ajudando engenheiros a monitorar os KPIs e acompanhar o desempenho e uso de dispositivos.
  • Resolução mais rápida de problemas – diferentes equipes de TI podem trabalhar juntas, usando ferramentas comuns para resolver problemas.
  • Melhor experiência do usuário – aplicações podem existir em muitos lugares diferentes e em camadas de infra-estrutura diferentes, tornando difícil descobrir a causa-raiz dos problemas, mas o Monitoramento do Desempenho da Rede e de Aplicativos permite que as equipes monitorem todos os níveis da experiência do usuário e solucionem problemas antes que se tornem graves.
  • Maior produtividade – acelerando o MTTR (tempo médio de resolução), o Monitoramento do Desempenho da Rede e de Aplicativos reduz o tempo de inatividade caro e melhora a qualidade geral do serviço.
  • Economia de custos – uma solução de Monitoramento do Desempenho da Rede e de Aplicativos elimina a necessidade de usar múltiplas ferramentas para monitorar a infraestrutura de rede e aplicação.
  • Melhor otimização da infraestrutura – o Monitoramento do Desempenho da Rede e de Aplicativos permite que os engenheiros identifiquem o mau desempenho e priorizem projetos como upgrades de servidor, criem o caso de negócio para aprovação e verifiquem os resultados. Ele também fornece dados para suportar o planejamento de capacidade.
  • Melhor compreensão do negócio de TI -o Monitoramento do Desempenho da Rede e de Aplicativos ajuda os executivos a entender o custo da execução de aplicações críticas e o impacto se ficarem off-line, bem como as dependências entre aplicativos críticos e a infraestrutura de suporte.

Os principais recursos de um sistema de Monitoramento do Desempenho da Rede e de Aplicativos

O Monitoramento do Desempenho da Rede e de Aplicativos oferece dados de desemenho da rede e dos aplicativos, incluindo o armazenamento de pacotes do fluxo para disco, as análises do tempo de resposta do aplicativo, IPFIX (NetFlow) e SNMP. Um mapa de desempenho permite aos usuários vigiar toda a rede da empresa e isolar os elementos individuais, transações ou mesmo pacotes, em tempo real ou retroativamente.

Os dados são mostrados um único painel de controle, para que todos possam ver as métricas de desempenho de rede e aplicação. Os usuários podem personalizar o painel de controle para atender as suas responsabilidades individuais, mas também podem ver áreas adjacentes, para que equipes multifuncionais possam trabalhar juntas para resolver problemas e saber que elas estão vendo as mesmas informações.

Se um link tiver erros ou alta utilização, é possível usar um mouse para se aprofundar na transação e descobrir porque isso pode ocasionar latência em todas as transações posteriores. Cada dispositivo no caminho pode ser analisado (Figura 1). Fluxos de trabalho simples e lógicos permitem que o usuário isole um problema até o elemento individual, transação ou mesmo pacote de rede por trás de qualquer evento de desempenho, em tempo real ou histórico.

Um sistema de Monitoramento do Desempenho da Rede e de Aplicativos armazena todos os fluxos de dados, transações e pacotes, para que os engenheiros possam reconstruir eventos, usar perícia de fluxo para identificação retroativa de tráfego sobre os principais links e até mesmo reproduzir ligações VoIP e streams de vídeo. Isto é particularmente útil para resolver problemas históricos. Isso ajuda a monitorar os SLAs e links para a nuvem e a garantir que os provedores estejam cumprindo seus SLAs e avaliar onde a largura de banda extra pode ser necessária, ao exibir o uso imediato de banda em tempo real.

Seja como você implementá-lo, o Monitoramento do Desempenho da Rede e de Aplicativos é algo que devemos discutir muito mais em centros de dados em 2014.

*Pesquisa de mercado da NETSCOUT, 2013

 

Recursos relacionados de redes de TI
Para mais informações sobre o OptiView XG e TruView, clique aqui.

Faça o download de seu Whitepaper gratuito sobre Monitoramento do Desempenho da Rede e de Aplicativos
Solicite uma Demonstração gratuita

 
 
Powered By OneLink