Análise de WiFi - Análise da resolução de problemas da rede sem fio | NETSCOUT

Análise e identificação e resolução de problemas de Wi-Fi

As redes sem fio costumavam ser simplesmente para fins de conveniência, mas, graças às organizações de TI de hoje, as redes Wi-Fi podem executar aplicativos de alto desempenho vitais para as empresas ou, no caso de instalações médicas, fornecer informações que podem salvar vidas aos médicos, enfermeiros e aplicativos de assistência à saúde. O crescimento explosivo dos tablets, Netbooks e outros dispositivos móveis levou a demanda por serviços de Wi-Fi ainda além, à medida que esses BYODs (Bring Your Own Devices) são trazido para o local de trabalho e esperam que haja conectividade.

No passado, as redes sem fio eram usadas somente em locais focados, para alguns aplicativos baseados em dados. Agora, esses dispositivos exigem serviços de voz, vídeo e dados que sejam móveis. Para atender a essas demandas, alguns ambientes de rede sem fio estão exigindo revisões completas para fornecer cobertura completa de sinal sem fio e conectividade de alta qualidade em altas velocidades, sem sacrificar a segurança. No passado, o suporte a novos usuários exigia somente a adição de novos pontos de acesso. Esse já não é mais o caso. Uma vez que o usuário sem fio de hoje exige mais largura de banda para elevado desempenho, aplicativos comerciais vitais e também voz e vídeo, a qualidade do sinal, bem como cobertura completa, são indispensáveis.

Quais são as tendências?

Se já não têm um engenheiro de rede sem fio, as organizações de TI logo irão precisar de um. Uma vez que a rede sem fio é, agora, um serviço vital para a empresa, ela exige competências de monitoração, análise e identificação e resolução de problemas específicas de Wi-Fi. Em muitos ambientes de rede sem fio, os engenheiros estiveram apenas preocupados somente com a cobertura do sinal - uma área bem coberta era a meta, e bastava fornecer um serviço aceitável. Esse já não é mais o caso.

Para dar suporte a aplicativos de voz, vídeo e de alto desempenho empresarial, precisamos de boa qualidade também, o que exige baixa interferência, planejamento correto do canal e entendimento de Análise de Espectro para localizar interferentes. As empresas também podem precisar reforçar suas políticas de uso de redes sem fio que afetem tablets e telefones inteligentes, porque seu uso continuará a aumentar regularmente no local de trabalho. Devido ao fato de que a maioria dos tablets e smartphones tem rádios de menor potência do que computadores laptop, cobertura e qualidade de sinal ruins terão um impacto maior sobre eles, o que exigirá um ambiente de rede sem fio mais robusto. Além disso, a necessidade de segurança dentro de uma rede sem fio é obrigatória. Ser capaz de detectar e bloquear ataques antes que contaminem a rede também é obrigatório.

Considerações chaves

No caso de uma rede sem fio doméstica, basta comprar um roteador 802.11n e conectá-lo à rede. Isto não funciona em um ambiente empresarial. As implicações da migração para um 802.11n, juntamente com todas as questõers de interferência e de canais devem ser plenamente compreendidas. Os dispositivos móveis têm rádios de menor potência do que os rádios tradicionais de laptops, por isso, eles exigirão mais cobertura de sinal, a fim oferecerem um desempenho similar. Além disso, os dispositivos móveis abrem um caminho novo para que hackers cheguem ao ambiente de rede, porque eles podem ser invadidos de modo a criar uma backdoor que evite os mecanismos de segurança. Essas ameaças precisam de ser compreendidas e mitigadas através de políticas de uso e varreduras constantes do local. O aumento de pontos de acesso para dar suporte a usuários de dispositivos móveis pode impor uma carga maior sobre o cabeamento da infraestrutura. Além dos dados dos usuários, estes cabos transmitem energia para estes dispositivos de infraestrutura. Cabos legados podem não estar preparados para o aumento na carga de dados e potência.

Melhores práticas

As empresas de hoje devem se preparar para a entrada constante de dispositivos móveis que exigem grande largura de banda. Para isso, é preciso conduzir uma pesquisa completa do local, antes de adicionar pontos de acesso extras. É preciso buscar mais do que apenas cobertura de sinal. Identifique as áreas onde o throughput é baixo, onde os canais se sobrepõem e causam a interferência e onde os interferentes estão localizados.

Uma ferramenta de análise de espetro deve ser usada para identificar e encontrar os interferentes, que incluem fornos de microondas, dispositivos BlueTooth, telefones sem fio, câmaras de segurança e outros dispositivos inesperados. Avaliações da segurança são vitais em ambientes sem fio, e devem ser conduzidas regularmente. As empresas devem pensar em uma solução de WIPS/WIDS para proteger a rede, bem como o uso de SSIDs guest para dar suporte a tablets e outros dispositivos móveis e, assim, proteger aplicativos empresariais de usuários ocasionais e de hackers que possam comprometê-los.

Quando os usuários têm problemas de se conetarem ao ambiente sem fio, ou quando o desempenho é baixo, são necessários ferramentas portáteis para validar, identificar e resolver esses problemas. As caraterísticas internas dessas ferramentas devem levar simplicidade a um ambiente sem fio complexo, permitindo que os técnicos de rede resolvam problemas sem precisar da experiência de especialistas em sistemas sem fio.

Qual é o seu uso primário?

As redes atuais estão em constante evolução. A expansão da infraestrutura e a implantação de novas tecnologias proporcionam desafios constantes para os profissionais de rede. Com a ferramenta certa, a maior parte da equipe pode solucionar problemas com mais rapidez e menos decepções.

A família de produtos da NETSCOUT foi projetada para fazer exatamente isso. Deixe-nos guiá-lo até uma solução.

Comece selecionando o que gostaria de fazer -

 

Recursos relacionados

A NETSCOUT proporciona muitos recursos para ajudar nossos clientes a resolver desafios (de análise e identificação e resolução de problemas de redes sem fio). Alguns exigem um registro simples. Veja uma lista completa dos Webcasts, Resumos técnicos e notas de aplicativos para outros tópicos.

Webinars:

Cansado de esperar? Faça uma inspeção na metade do tempo
As melhores práticas da indústria consideram inspeções de local como uma parte imperativa e vital do processo de implementação de redes LAN sem fio para alcançart a segurança, o desempenho e a conformidade desejados para a rede WLAN. Pesquisas de local também são vitais para otimizar a rede à medida que novos usuários e aplicativos são introduzidos via a WLAN, bem como novas tecnologias, como o 802.11n.
Como fazer uma inspeção de voz da WLAN?
Neste webinar, explicaremos como executar uma pesquisa de local para projetar uma LAN sem fio que dê suporte a telefones IP sem fio, com exemplos de projetos reais que usam o AirMagnet Survey.
Práticas recomendadas para identificar e diagnosticar os problemas de interferência WLAN
Saiba como aproveitar ao máximo a solução AirMagnet Spectrum XT para compreender e mitigar problemas da interferência que afetam a LAN sem fio. Esse webcast vai discutir os tipos de fontes de interferência que danificam uma rede sem fio, técnicas de análise de espectro usadas para detectar e remediar as causas raiz de interferências e demonstrar e discutir as melhores práticas de criação de assinaturas personalizadas para fontes de interferência que são exclusivas do seu ambiente.
Princípios de radiofrequência
Já tentou identificar e resolver os problemas de sua rede sem fio e sentiu como se estivesse no escuro ou andando por um nevoeiro? Talvez uma rápida atualização sobre os fundamentos de RF, projetada especificamente para Administradores de Redes Sem Fio, possa lançar alguma luz sobre o problema. Vamos lhe dar os conceitos básicos de que você precisa sobre RF e redes sem fio e destacar informações que lhe serão úteis da próxima vez que você estiver solucionando problemas em sua rede.

 

Resumos técnicos:

Colocando os dispositivos BYODs em cena
Seus funcionários querem trazer para o local de trabalho seus próprios dispositivos inteligentes com recursos de Wi-Fi, e as empresas têm muito a ganhar ao adotar essa nova tendência de uso de dispositivos BYOD. Neste documento técnico, mostramos como a inclusão de dispositivos inteligentes - incluindo dispositivos BYOD - no ciclo de vida completo da WLAN pode preencher esta lacuna, evitando problemas dispendiosos e simplificando a resoluçao de problemas.
Mudando o paradigma da resolução de problemas
Mesmo enquanto a confiabilidade é inserida nas redes, as organizações de TI ficam sob a pressão de reduzir o tempo de identificação e resolução de problemas e fechar tickets mais depressa. Este novo documento técnico da NETSCOUT explica as mudanças no paradigma de resolução de problema de rede.
Compatibilidade com 802.11a,b,g,n

 

Demonstrações do produto

AirMagnet Enterprise v10
Peça uma demonstração do Webex e lhe daremos uma visita guiada de cerca de 30-45 minutos pela internet. Peça um teste drive do AirMagnet Enterprise e lhe forneceremos dois AirMagnet Enterprise Sensors criados para um fim específico e o software experimental para usar em seu ambiente.
AirMagnet Survey 
Baixe uma versão experimental do AirMagnet Survey Pro.
AirMagnet Wifi Analyzer
Baixe uma versão experimental do AirMagnet WiFi Analyzer
AirMagnet Spectrum XT
Baixe uma versão experimental do AirMagnet Spectrum XT
AirMagnet VoFi Analyzer
Baixe uma versão experimental do AirMagnet VoFi Analyzer
OptiView® XG ClearSight Analyzer
Baixe o ClearSight Analyzer for Optiview XG para a análise de protocolos.
OneTouch™ AT
Registre-se para um período de avaliação de 5 dias do OneTouch EM
AirCheck
Registre-se para um período de avaliação de 5 dias do AirCheck Wi-Fi Tester

 

Estudos de caso:

Distrito da escola de Jordão
O Distrito Escolar de Jordan, situado em West Jordan, Utah, precisa obter visibilidade completa na vasta rede sem fio que é inundada frequentemente por dispositivos externos, para manter as informações dos estudantes e funcionários do distrito seguras e garantir que a rede opere nos níveis máximos de desempenho.
BlueSafe
A BlueSafe é um dos principais integradores de sistemas Wi-Fi na França. Ela ajuda organizações a conseguir a mobilidade unificada através do planejamento, implementação e gestão de redes sem fio que satisfazem os requisitos de negócios com relação a conectividade, desempenho de aplicativos e segurança. Para fazer isto com êxito, a empresa exige não só um conjunto de soluções para planejar e implementar redes sem fio, mas também algo que permita à equipe identificar e solucionar problemas rapidamente, proporcionar segurança e monitorar a rede sem fio.
InnerWireless
O InnerWireless permite comunicação sem fio entre edifícios para organizações de assistência à saúde, governamentais, hospitalares e outras organizações 500Fortune em toda a América do Norte. Seu desafio era assegurar o desempenho máximo e, ao mesmo tempo, implementar e manter grande e complexas redes sem fio entre edifícios que eram críticas para sua missão, assim como avaliar soluções de clientes existentes, validar novas implementações sem fio, e revisar, dar suporte e solucionar problemas nas soluções implementadas.
Departamento de polícia de Martinez
O Departamento de Polícia da cidade de Martinez, Califórnia, com 39 membros, é uma unidade de porte médio pelos padrões nacionais e, frequentemente, tem que se contentar com equipes menores e menos recursos do que alguns de seus equivalentes metropolitanos de maior porte. Com o crime eletrônico crescendo em popularidade e sofisticação, as agências policiais exigem as ferramentas mais modernas para manterem-se um passo à frente dos criminosos. O departamento de Polícia em Martinez, Califórnia não é nenhuma exceção, e está procurando por uma ferramenta compacta, áspera, com uma boa relação de custo-benefício e simples para usar em campo - uma ferramenta como o verificador AirCheck Wi-Fi da NETSCOUT.
Hospira
A Hospira, Inc. é uma empresa global de fornecimento de produtos farmacêuticos e medicamentos especiais que produz as bombas da infusão de uso geral, às vezes chamadas de bombas inteligentes, bombas de analgesia controlada pelo paciente (ACP). Com diversos clientes hospitalares espalhados pela América do Norte, fornecer uma conectividade sem fio para o equipamento médico crítico é literalmente um assunto de vida e morte para a Hospira. Além disso, a empresa tem também uma unidade de teste para pesquisa e desenvolvimento que foi projetada propositadamente para representar um ambiente de rede hostil, permitindo que as equipes deem impuslo a suas soluções para limitar as ameaças e circunstâncias do mundo real. Devido a isso, a empresa queria uma ferramenta que fosse rápida, eficiente e incrivelmente fácil se usar, para testar conectividade sem fio.
Cerner Corporation
A Cerner é um dos principais fornecedores do mundo de tecnologias de informação em saúde para hospitais e clínicas. Seu maior desafio é projetar e distribuir redes sem fio para tratamento de pacientes para hospitais e clínicas em torno do mundo

 

Vídeo do produto:

AirCheck™
Verificador Wi-Fi AirCheck - resolução de problemas sem fio de forma simples
Solucione problemas de ambos os lados do ponto de acesso
Identificação e resolução de problemas dos dois lados de um ponto de acesso usando o Optiview XG

 

 
 
 
Powered By OneLink