LANs sem fio - Aplicativos e suporte para LANs sem fio | NETSCOUT

LANs sem fio

Redes sem fio dão aos usuários a mobilidade para trabalhar virtualmente em qualquer lugar - em sua mesa, em uma sala de conferências, no aeroporto, em uma cafeteria ou em casa. Wi-Fi já não é mais considerado um luxo, mas uma necessidade, com quase 100% dos notebooks incluindo redes sem fio. Empresas também reconhecem o valor da computação portátil e das redes sem fio. As redes sem fio aumentam a produtividade dos funcionários, reduzem o custo de adições e mudanças; e facilita o uso de aplicativos como terminais portáteis POS e VoIP sem fio.

Aplicativo

Os gerentes de rede precisam dar suporte a estes novos usuários, novas redes, novas tecnologias e novos aplicativos, tudo ainda entregando a confiabilidade de rede e segurança que os usuários e empresas exigem. Manter o controle de uma rede sem fio, que por natureza está em constante mutação, exige uma abordagem de gerenciamento de ponta a ponta focada em cada fase do ciclo de vida da rede sem fio. O ciclo de vida sem fio envolve fases distintas e interrelacionadas: planejamento de pré-implantação e de expansão, instalação e verificação, solução de problemas e gerenciamento e otimização.

Para navegar através de cada fase com sucesso e eficientemente, um gerente de rede precisa de ferramentas que forneçam as caraterísticas e funções específicas às exigências exclusivas de cada fase deste ciclo de vida da rede sem fio. As soluções sem fio precisam de proporcionar visibilidade completa da rede para ajudar a gerenciar o ciclo de vida sem fio de uma rede com êxito.

Fases do ciclo de vida sem fio

1. Planejamento de pré-implantação e expansão
A primeira fase do ciclo de vida sem fio consiste em preparar-se para a distribuição de uma rede sem fio nova ou a expansão de uma rede LAN existente. As ferramentas de exame de local permitem que você simule uma rede sem fio antes de comprar os ponto de acesso. Importe um mapa de seu local e adicione pontos de acesso virtuais, paredes virtuais e outros recursos. Determine a quantidade correta e a colocação dos pontos de acesso exigidos para atender seus critérios de desempenho. Analisadores de espectro de radiofrequência podem ajudar a detectar, identificar e encontrar dispositivos com interferência de radiofrequência que causam mais de 66% de todos os problemas das redes LAN sem fio. Executar a varredura de exame de local e de radiofrequência pode reduzir o tempo de implantação, minimizar o retrabalho e reduzir custos totais de implementação e execução.

2. Instalação e verificação
Após a implementação, passe por seu local com uma ferramenta de exame de local para verificar a cobertura e o desempenho reais da rede sem fio. Verifique os canais 802.11a/b/g, medidas de radiofrequência e correlacione as medidas às posições de local. Identifique as áreas dentro de seu local que não atendem os critérios de desempenho. Guarde estas visualizações para documentar a condição da linha de base de sua rede sem fio.

3. Solução de problemas e segurança
Há muitos fios em uma rede sem fio - do ponto de acesso ao switch ao servidor ao roteador. Você precisa analisar as redes com fio e as redes a/b/g assim que você puder identificar problemas em ambos os lados do ponto de acesso. Os analisadores portáteis podem descobrir redes ativas, clientes móveis e pontos de acesso. Estas ferramentas também podem ajudar a ver detalhes da configuração, solucionar problemas de conectividade de WLAN, e problemas de autenticação e desempenho. Os dispositivos maliciosos não autorizados e os pontos de acesso desprotegidos criam vulnerabilidades na segurança de redes sem fio. Detecte, identifique e encontre dispositivos maliciosos com um analisador portátil. Interferência de radiofrequência causam mais de 66% de todos os problemas de redes sem fio. Um analisador de espectro da radiofrequência pode ajudá-lo a detectar, identificar, e encontrar os dispositivos non-network que causam a edição da interferência. Um exame periódico é recomendado para fazer a varredura da rede para encontrar mudanças que possam indicar uma violação da segurança.

4. Gerenciamento e otimização
As ferramentas do exame de local podem indicar a colocação ótima do ponto de acesso para conseguir o melhor desempenho. Analisadores portáteis que têm as utilidades necessárias para gerenciamento da rede e de dispositivos devem ser escolhidos - com web browser, telnet e funcionalidade de emulação de terminal. Os analisadores de espectro de radiofrequência podem ajudá-lo a determinar se os novos tipos de interferência de radiofrequência apareceram para que você possa detectar, identificar e encontrar os dispositivos causando interferência antes que estes causem problemas em sua rede sem fio.

 
 
Powered By OneLink