Monitoração de VoIP | Voice Over IP Network Monitoring | NETSCOUT

Monitoração de VoIP

Em ambientes legados de comunicações, serviços de voz e de dados operam independente de um outro. Os serviços de voz são entregues através de redes dedicadas de circuito com switch, enquanto os serviços de dados são fornecidos sobre suas próprias redes baseadas em pacote. Como o departamento de IT precisa monitorar e vigiar dois conjuntos de infraestrutura, as despesas operacionais e de capital sobem graças a aquisições e manutenção de hardware e software, juntamente com a necessidade de que os especialistas monitorem e controlem a base dupla da empresa.

A introdução e subsequente maturação do Internet Protocol (IP) estão mudando o cenário. O IP oferece a oportunidade para que todas as formas de informação - dados, vídeo e voz - sejam encapsulados em pacotes. Com voz sobre IP (VoIP), a distribuição de uma solução de comunicações da próxima geração torna-se praticável, onde os serviços da voz e de dados coexistem em uma única rede.
 

Aplicativos VoIP

Os benefícios de optar por VoIP são claros. A infraestrutura VoIP convergente oferece a promessa de poucos recursos a serem comprados, um ambiente mais homogêneo que seja mais fácil de manter, e um monitoramento da rede e gerenciamento mais simples, onde desempenho melhorado e um resultado mais rápido do tempo médio de reparo resultam em uma experiência mais satisfatória para a comunidade de usuários.

Mas VoIP tem seus inconvenientes também. Há a necessidade de monitorar VoIP, pois os pacotes estão sujeitos à latência, jitter e até mesmo à perda, porque atravessam a rede desde a fonte até a posição do destino. Para serviços de dados, as ramificação destes eventos são tipicamente menores e frequentemente passam despercebidas. Para serviços VoIP, os impactos na qualidade da chamada podem ser devastadores, tornando conversas incompreensíveis e colocando em risco o investimento na convergência. Neste caso, um monitor de VoIP é imperativo.

Implementar VoIP significa reconhecer que embora a voz e os dados possam compartilhar da mesma rede, eles devem ser tratados como entidades distintas, causando a criação de classes de serviço diferentes. O gerenciamento e o monitoramento eficazes de VoIP exigem a atribuição da prioridade aos pacotes de voz para preservar a integridade da chamada e, ao mesmo tempo, assegurar que o desempenho dos aplicativos de dados continuem nos níveis que os usuários esperam e exigem.

Ou seja, mudar para VoIP não é um esforço trivial, mas permite grandes recompensas quando executado corretamente. Portanto, é imperativo identificar considerações críticas e seguir melhores práticas ao longo do ciclo de vida da distribuição e do monitoramento de VoIP.
 

Key Considerations for a VoIP Monitoring Tool

Uma das primeiras considerações pra monitorar VoIP é assegurar que a infraestrutura esteja pronta para VoIP executando uma avaliação completa da rede, desde LANs e WANs a desktops e telefones. Crie um parâmetro e monitore o uso e o desempenho reais para determinar se a rede de dados deve ser modificada para comportar chamadas de voz. Durante a implementação, verifique se todos os elementos estão se comunicando corretamente, desde os jacks, cabos e telefones até os switches e servidores. E estabeleça um parâmetro para o desempenho gerando o tráfego sintético de VoIP para confirmar a qualidade da chamada antes da implantação final.

Após a implantação, esteja preparado para monitorar ativamente o desempenho do VoIP de vários pontos da rede, incluindo o núcleo, os roteadores individuais e os links para WAN. Porque os problemas de VoIP podem ter uma variedade de causas - desde problemas físicos no loop local e portas super utilizadas até configurações mal feitas e altos níveis de jitter dentro do aplicativo de voz - institua uma estratégia abrangente de gerenciamento e de solução de problemas para a rede convergente. As perspectivas do tempo real e do tempo passado são vitais para contornar situações emergentes, resolver o mais rápido possível as anomalias e identificar e corrigir problemas intermitentes.

Finalmente, aproveite mais o investimento em VoIP otimizando a implantação da rede convergente. Fazer isso exige o planejamento de capacidade e gerenciamento de tráfego, parâmetro para o desempenho e um compromisso com a melhoria contínua. Examinar informações gerenciais de fora para dentro pode ajudar a tomar decisões como onde e se deve-se aumentar a largura da banda para acomodar o uso adicional causado pelo VoIP, quais aplicativos como a partilha de arquivos e mídia de streaming estão impedindo o bom desempenho, e como o tráfego deve moldado para que os serviços e aplicativos mais críticos para o negócio e mais sensíveis a atrasos recebam prioridade.

A chave do sucesso está em selecionar uma solução robusta de monitoramento e gerenciamento de VoIP que permita a execução de todas essas atividades de melhores práticas. Se a solução de monitoramento e gerenciamento de VoIP tiver a largura e a profundidade para entregar o seguinte, os benefícios de VoIP podem ser maximizados e as complexidades abrandadas:

 

  • Planejamento para a implantação (inclui configuração; projeto; gestão de ativos; e simulação de chamadas)
  • Operações de gerenciamento (inclui o tratamento de chamadas perdidas; a medição de perda do pacote, de jitter, de latência e as contagens médias da opinião sobre a qualidade da chamada de VoIP; medição da qualidade dos dados de serviço; e criação de dados baseados na política
  • Anomalias de solução de problemas (inclui a captura de todo o fluxo de tráfego e a medição do desempenho através de todas as sete camadas de rede; alertas de controle; detalhamento e ou para isolar a origem do problema; e automatização da resolução de problemas)
  • Verificação do desempenho do fornecedor de serviço (inclui a medição e controle de conformidade com o acordo de nível de serviço assinado
  • Qualidade de monitoração e de medição da experiência (inclui a visibilidade end-to-end do desempenho de rede do VoIP)
  • Interpretação de relatórios (inclui a análise de padrões da chamadas; visibilidade do tráfego; relatórios da camada do aplicativo; e impacto no negócio causado pelas interrupções)
 
 
Powered By OneLink