Resolução de Problemas da Rede | Resolução de problemas Ethernet | NETSCOUT

Solução de Problemas de Rede: Resolução de problemas da rede Ethernet

As redes de área local (LAN) são integrais à operação de muitos negócios hoje. As LANs mais comuns usam a Ethernet, uma camada de links de dados, e IP (Internet Protocol), um protocolo de camada
de rede.

Uma LAN é compreendida de muitos elementos: impressoras, monitores, PCs, telefones IP, servidores, hardware de armazenamento, equipamentos de rede, software de segurança, aplicativos de rede, aplicativos empresariais e aplicativos de produtividade de escritório, e muito mais. Os dispositivos na rede são ligados fisicamente pelo par de fio de cobre trançado, pela fibra óptica ou por pontos de acesso
sem fio.

A resolução de problemas das redes LANs é tipicamente um trabalho de linha de frente da equipe de suporte da rede - engenheiros e técnicos. Os problemas comuns de resolução de problemas da rede ethernet incluem problemas na conexão do usuário e redes lentas.

As causas principais da resolução de problemas da rede Ethernet frequentemente têm origem em uma dessas três fontes:

1. Na camada física: fio cobre, fibra óptica ou sem fio

Causas possíveis:

  • Cabos danificados, sujos ou terminações
  • Atenuação excessiva do sinal
  • Largura de banda do cabo insuficiente
  • Interface sem fio

2. Na camada de rede: Ethernet e IP

Causas possíveis:

  • Dispositivos de rede danificados
  • Configurações de dispositivo incorretas ou sub-ótima
  • Problemas com autenticação e associação
  • Insuficiente largura de banda da rede

3. Interruptores e VLANs

Causas possíveis:

  • Utilização excessiva
  • Erros demais
  • Filiação da VLAN atribuída incorretamente
  • Questões de prioridade do tráfego (CoS / QoS)

As melhores práticas para a resolução de problemas bem-sucedida de redes ethernet incluem estas etapas:

1. Identifique a questão ou o problema exato: Peça à pessoa que relatou o problema para explicar quão normal a operação se parece e, em seguida, demonstrar o problema percebido.

2. Recrie o problema se possível: Pergunte-se se você compreende os sintomas, e verifique o problema relatado você mesmo se possível.

3. Localize e isole a causa: Tente isolar o problema a um único dispositivo, conexão, ou aplicativo
de software.

4. Formular um plano para a resolução de problemas da rede para resolver o problema: Pesquise e/ou considere as soluções possíveis ao problema. Considere a possibilidade de que algumas soluções para o problema em questão possam apresentar outros problemas.

5. Implemente o plano de resolução de problemas da rede: Sua solução real para o problema pode ser a substituição de hardware, implementação de um patch de software, reinstalação do aplicativo ou componente, ou limpeza de um arquivo infetado por vírus. Se o problema é a conta do usuário, os ajustes de segurança do usuário ou os certificados do início de uma sessão podem precisar serem ajustados.

6. Teste para verificar que o problema esteja resolvido: Depois de ter implementado a solução, garanta que todo o problema foi resolvido fazendo com que o usuário teste para o problema novamente.

7. Documente o problema e a solução: A documentação pode ser usada para que uma futura referência lhe ajude a identificar e solucionar os mesmos problemas ou similares. Você também pode usar a documentação para elaborar relatórios sobre problemas de rede comuns para a gerência e/ou usuários, ou para treinar os novos usuários de rede, novos responsáveis pela resolução de problemas de rede ou membros da equipe de suporte de rede.

8. Forneça o feedback ao usuário: Isso incentiva os usuários denunciarem situações semelhantes no futuro, o que irá melhorar o desempenho de sua rede. Se o usuário poderia ter feito algo para corrigir ou evitar o problema, fornecendo feedback pode reduzir o número de problemas de rede no futuro.

Importância das ferramentas de identificação e solução de problemas de treinamento da LAN:
Dar o treinamento adequado à equipe de suporte de rede da linha de frente, fornecer as ferramentas adequadas e uma metodologia de resolução de problemas de rede sólida resulta em identificação e resolução de problemas de LAN mais rápida - economizando o tempo dos funcionários, fechando tickets de problemas mais rapidamente, minimizando o tempo de inatividade e conseguindo que os usuários da rede retomem sua produtividade mais rapidamente.

 
 
Powered By OneLink