Dicas rápidas para ajudar profissionais de rede a trabalhar mais rápido e de modo mais inteligente | NETSCOUT
White Paper
| White Paper |

Dicas rápidas para ajudar profissionais de rede
a trabalhar mais rápido e de modo mais inteligente

Nossa dependência crescente de complexos sistemas de informação, com números cada vez maiores de pontos de extremidade de rede, faz com que o papel dos primeiros solucionadores de TI seja essencial. Mais trabalho está sendo exigido de um número cada vez menor, e muitas vezes menos qualificado, de técnicos de rede e de PC. A expansão de suas redes por metrópoles, regiões e até mesmo o globo adiciona às dificuldades de manter os sistemas em execução. Essa dependência do mundo conectado exige que o pessoal da linha de frente mantenha redes operacionais, seja solucionando o problema do usuário final, configurando novos cubículos ou implantando novas tecnologias, como VoIP, vigilância IP ou pontos de acesso Wi-Fi. Contínuos avanços em tecnologias de rede - de saúde a governo, energia e educação - dependem da capacidade de compartilhar e fomentar ideias cada vez maiores e mais rapidamente.

Felizmente, as mesmas tecnologias disruptivas de computação de mobilidade e nuvem agora também estão sendo usadas para dar novos recursos de testes para funcionários de TI, como os oferecidos pela NETSCOUT Systems. Compostos por ferramentas portáteis de teste (OneTouch AT, LinkSprinter, LinkRunner AT, AirCheck G2) com ferramentas de relatório baseadas em nuvem (Link-Live), esses produtos permitem testes completos de conectividade de rede de ponta a ponta e relatórios automatizados. Estas ferramentas suportam organizações de qualquer tamanho e usuários com diferentes habilidades, ao oferecerem a ferramenta certa para o trabalho.



1. Documente o caminho de conexão.

Essa queda teve PoE na última vez? Em qual VLAN estava este telefone? Esta tomada é conectada para a mesma porta do comutador? Aqueles que esquecem a história estão condenados a repeti-la. A documentação desses tipos de resultados de conectividade de rede é importante e provará ser um ótimo modo para poupar tempo durante a resolução de problemas. Ao dar aos técnicos como referência os resultados de testes anteriores quando a conectividade da rede estava estável, isso ajudará substancialmente a compreender por que a conexão não funciona agora. Eu sei que agora mesmo você está dizendo a si mesmo: "Sim, uma coisa excelente para se ter, mas eu não tenho tempo para ficar constantemente fazendo a documentação da conectividade da minha rede". Sim, mas simplesmente saiba que isso não precisa ser tão desafiador quanto você pensa e, atualmente, a documentação pode ser completamente automatizada. Portanto, não se desespere, pois há um jeito melhor.

2. Prove que não é a rede ao compartilhar os seus resultados de teste.

Todos os dias, são enviados mais de 100 bilhões de e-mails, o que mostra a disseminação da tecnologia e quão enraizada ela está nos fluxos de trabalho. Os e-mails são documentos por si próprios, pois é como os problemas são dimensionados e os fornecedores envolvidos. Igualmente disseminado é sempre culpar a rede por todos os problemas, mesmo quando a falha é na WAN, no centro de dados, no aplicativo ou nos servidores. Torna-se responsabilidade da equipe da rede provar que não é a rede.

Os resultados do teste de nossos testadores portáteis de rede, com cabo ou Wi-Fi, são entregues na sua caixa de entrada em segundos após a conclusão do autoteste. Receber os resultados de testes em seu dispositivo móvel indica a integridade da rede - o testador foi capaz de estabelecer a ligação, obter um endereço IP, executar uma pesquisa de DNS e se conectar ao Link-Live. Simplesmente encaminhe o e-mail ao grupo PC ou servidor com qualquer informação adicional, como o número do protocolo do problema, para mostrar que a rede e o drop estão funcionando muito bem.


3. Desmistifique o seu comutador e a planta de cabos.

Anos de movimentos improvisados, adições e alterações à rede frequentemente geram uma confusão de cabeamento no armário de fiação. Estes remendos arriscados dificultam saber o que está ligado e onde. Como o provisionamento de porta específica é levado para acessar comutadores, torna-se ainda mais importante saber quais os pontos de extremidade são ligados e onde.

Nossos testadores portáveis foram projetados com vários métodos para anotar e organizar sua configuração de comutador e cabo. Você pode comentar sobre resultados do teste no Link-Live, em seu telefone usando o LinkSprinter Mobile UI, ou no próprio testador, se você estiver usando um LinkRunner AT, OneTouch AT ou AirCheck G2. Você também pode fazer anotações no resultado do teste ao responder aos resultados de testes enviados por e-mail com detalhes sobre onde a tomada da parede está localizada ou até uma foto, como do número de série do AP que você acabou de instalar. O importante é que essa informação se associa ao resultado do teste e fica diretamente associada à porta do slot do comutador, permitindo que os usuários construam um mapa de camada 2 da porta do comutador até a extremidade física e LAN.

Clique aqui para ver como a Universidade de Valparaíso testou e anotou todos os seus dormitórios com um LinkSprinter e seus estudantes. Com LinkSolutions, o cronograma do projeto foi reduzido do processo usual de um mês de duração para apenas uma semana.


4. Assista sua equipe completar movimentos, adições e alterações em tempo real.

O rastreamento GPS revolucionou a indústria de serviços, pois as empresas são agora capazes de observar quais caminhões estão onde e por quanto tempo. Esta automação de frota economiza tempo e energia, permitindo que os supervisores acompanhem as pessoas e a produtividade. No mundo de TI, você pode ter enviado seus técnicos de PC para mover 20 trabalhadores entre os andares, mas não têm nenhuma maneira de ver o progresso, muito menos a exatidão do trabalho.

Como os resultados do teste são postados automaticamente na nuvem com emissão de relatórios com toque zero, os supervisores podem ver os testes como eles entram e o progresso pode ser acompanhado pela sua caixa de entrada de e-mail ou no Link-Live. Os gerentes podem assistir o trabalho a ser feito e saber quem está fazendo o quê, quando e por quanto tempo, bem como o resultado do trabalho. Não há check-in necessário de seus técnicos, pois você monitorará a atividade de teste em tempo real.

No Link-Live, você pode até mesmo atribuir diferentes destinatários de e-mail para cada testador portátil e não há nenhum limite para quantos e-mails você pode atribuir. Como vários destinatários podem ser atribuídos por testador, os técnicos individuais estão normalmente configurados para receber os resultados do seu dispositivo de teste pessoal, enquanto o supervisor recebe e-mails de todos os testadores. As regras podem até ser usadas para arquivar automaticamente resultados de teste no Link-Live, eliminando os custos de gestão e organizando os resultados que alguém poderia precisar para fornecer um relatório impresso, simplesmente encontre a pasta e imprima para .pdf ou .csv. O Link-Live atualiza em tempo real, portanto toda a atividade de teste organizacional pode ser monitorada a partir do portal da web. Também observe que o Link-Live está incluído com todos os testadores portáteis sem custo e não há limite para o número de resultados, testadores, usuários, organizações ou pastas!


5. Gerencie todos os seus testadores com uma única configuração. Reúna facilmente informações básicas de toda a sua empresa.

Imagine a equipe de servidores em sua organização que só lançou um novo SharePoint no centro de dados. Seria fantástico se todos os testadores pudessem validar a conectividade e a disponibilidade para isto durante as próximas semanas, mas arrastar todos os testadores para um PC gerenciador, ligar à porta USB e atualizar os perfis de teste para incluir o novo servidor exigem muito esforço e consomem muito tempo.

O Link-Live pode manter uma configuração única para todos os seus LinkRunner ATs e LinkSprinters. Independentemente da localização geográfica das suas unidades, este recurso permite que você altere os destinos de teste em uso pelo pessoal da linha de frente e reúna informações básicas de conectividade e disponibilidade de toda a empresa. Além de verificar as definições de configuração, o LinkSprinter verifica se há quaisquer atualizações de firmware após cada teste, fazendo com que seja simples manter o testador atualizado.


6. Documente a conclusão do trabalho com relatórios profissionais.

Nada surpreende um cliente ou a gerência como um relatório profissional. Entretanto, é difícil criar um relatório de grandes projetos de melhoramento ou de movimentos de massa sem resultados centralizados e padronizados de teste e um pacote de geração de relatório. Gerar documentação é uma tarefa difícil e desagradável, realizada a contragosto, durante horas extras, depois de todos os demais trabalhos.

Entretanto, com o Link-Live, tudo que você precisa é de um clique para criar um relatório em PDF de todo o trabalho realizado, que você pode entregar para um gerente ou cliente. Crie páginas de capa personalizadas para cada cliente, incluindo o logotipo da empresa e legendas. O relatório inclui uma página de resumo analítico tanto para os resultados com cabo quanto Wi-Fi. Inclua até mesmo fotos de instalações e configurações concluídas. Como um provedor de TI gerenciado, anexá-lo à sua fatura como prova positiva de que o trabalho foi concluído ou apenas transmitir ao seu chefe no final de um trabalho. Se houver necessidade de um formato ou controle mais específico, resultados de teste podem ser exportados para um arquivo CSV e desenvolver o seu próprio relatório.

7. Evite custos de expedição.

Muito de TI é realizado em diferentes locais, filiais, edifícios e distritos. Quando há um problema em uma destas unidades, um socorrista é despachado para solucionar problemas. Relatórios recentes colocam o custo do deslocamento de um técnico em mais de US$150 quando se considera o trabalho perdido durante a viagem e o combustível do veículo, a depreciação, o seguro e a manutenção.

Os testadores portáteis da NETSCOUT podem ajudar a controlar custos de expedição de dois modos:
  • As nossas ferramentas podem ser usadas por equipe que não seja de TI nos locais remotos com o uso de autotestes predefinidos e até mesmo recursos de controle remoto. Um administrador de site só precisa conectar um LinkSprinter a uma porta RJ-45 no ponto de problemas. Os seis LEDs codificados por cores isolam o domínio do problema em 10 segundos, desde validar o PoE para DHCP até o acesso à internet. O LinkSprinter capacita inexperientes e não-técnicos para realizar a triagem de rede básica.
  • Como os resultados do teste são automaticamente levados para o Link-Live, o engenheiro de rede centralizado pode ver os detalhes do teste. Pode ser que a VLAN errada foi provisionada ou o usuário está simplesmente conectado ao comutador errado. Ou a rede pode estar bem e o problema estar no PC. Nesses casos, você pode evitar completamente o tempo e custo de um técnico viajar até o local. Com menos deslocamento, você também tem menos custo, e o ROI será realizado após apenas uma ou duas viagens desnecessárias terem sido evitadas.
Alinhamento de testador portátil de rede NETSCOUT
Aqui há um rápido alinhamento dos vários produtos com uma visão geral de alto nível da funcionalidade. A maioria das organizações de TI considera que um misto dessas ferramentas de solução de problemas em conexão por cabo com base na criticidade do local, os requisitos de tipo de mídia e o nível de habilidade dos usuários geram o melhor ROI e os melhores ganhos de eficiência. Também tenha em mente que elas estão disponíveis como kits ou como pacotes de multiunidade, para que você possa ter um melhor custo-benefício ao fazer a compra.

Testador de Rede LinkSprinter
Validar a conectividade da rede em menos de 10 segundos

O testador de rede do LinkSprinter fornece a solução de problemas de conectividade de rede e identifica o domínio do problema do erro em menos de 10 segundos. Relatórios automáticos para o Link-Live Cloud Service, incluído, garantem o status da conectividade de rede e as informações de caminho são documentadas para cada link.

O LinkSprinter proporciona 5 testes essenciais de rede na palma da sua mão:
  • Power over Ethernet (PoE)
  • Link para o comutador
  • Conexão DHCP
  • Conexão ao gateway
  • Conexão à internet

Mais informações em:
enterprise.netscout.com/linksprinter


LinkRunner AT Network Auto-Tester
Teste de conectividade rápido e completo de rede de cobre e fibra

O LinkRunner AT Network Auto-Tester executa 6 testes essenciais de conectividade de rede em 10 segundos, possibilitando que você identifique e resolva, de forma rápida e precisa, os problemas de conectividade da rede. Os relatórios em nuvem carregam automaticamente os resultados dos testes de conectividade de rede no Serviço em nuvem Link-Live, para gestão dos relatórios e de projeto.
  • Liga em 3 segundos, autoteste em 10 segundos
  • Verifica conexões em 10M/100M/1G em cobre e fibra
  • Teste e verificação de cabo
  • Informações de swithc porta e VLAN mais próximos
  • Meça Power over Ethernet sob uma carga com o testador TruePower™ Power over Ethernet (PoE)
  • Testes de conectividade Ping e de porta TCP para até 10 metas selecionadas pelo usuário
  • Armazena até 50 resultados de testes

Mais informações em:
enterprise.netscout.com/linksprinter
 
 
Powered By OneLink