3EDoc Problemas do Wi-Fi e como evitá-los | NETSCOUT
White Paper

3 Problemas do Wi-Fi e como evitá-los

A ascensão rápida do Wi-Fi apresenta inúmeros desafios técnicos.

A empresa está se tornando sem fio. As pessoas tornaram-se tão dependentes de seus dispositivos móveis quando elas estão fora do escritório que estão usando-os todo o dia no escritório também. É por isso que os funcionários precisam de um ótimo serviço de Wi-Fi em suas mesas, em salas de conferência, lanchonetes e no gramado do lado de fora.

É por isso também que os gerentes de rede têm de ser mais diligentes do que nunca sobre como eles planejam, implantam e validam a conectividade Wi-Fi em todo o local.

Na verdade, a demanda por Wi-Fi no local de trabalho tornou-se tão universal que analistas do setor, como IDC e Gartner, estão prevendo — e até mesmo defendendo — o uso de uma rede sem fio para dispositivos tradicionalmente com fios, como PCs desktop e impressoras.

E não são só os funcionários que exigem qualidade de Wi-Fi. Sua empresa tem um fluxo constante de clientes, fornecedores, parceiros e contratados visitando suas instalações todos os dias. Quase todos eles estão à procura de um sinal e uma senha.

A demanda de acesso Wi-Fi também está sendo impulsionada por operações de armazém, sistemas de ponto de venda de varejo e uma gama crescente de aplicativos de Internet das coisas (Internet of Things, IoT).

Se você não se tornar rapidamente mais eficiente na manutenção dos níveis de serviço de Wi-Fi, você vai precisar em breve até de mais horas no dia do que precisa agora.

A ascensão rápida do Wi-Fi apresenta inúmeros desafios técnicos para alguém cuja principal especialidade é infraestrutura de Ethernet com fio. Esses desafios incluem:

  • Características de rede fundamentalmente diferentes. Com Ethernet, cada cabo é instalado entre dois pontos de extremidade conhecidos conectando dois dispositivos conhecidos. Com o Wi-Fi, pontos de acesso servem um conjunto de dispositivos em constante mudança e que se movem para dentro e para fora de suas áreas de cobertura. Esta diferença profunda exige repensar completamente o projeto de rede, o gerenciamento de desempenho, o planejamento de capacidade e a segurança.
  • Interferência na rede sem fio. Redes Wi-Fi estão sujeitas à interferência de redes sem fio e dispositivos eletrônicos próximos, como fornos de micro-ondas e câmeras de segurança sem fio. Seus próprios pontos de acesso sem fio (WAPs) também podem interferir entre si se estiverem colocados muito juntos e em canais sobrepostos. Atenção diligente a interferências, portanto, é crucial se você for prestar serviços bons e confiáveis para os usuários em todos os lugares em que eles necessitam.
  • Simplificando, o Wi-Fi é uma responsabilidade nova e que cresce rapidamente para cada gerente de rede.

Três problemas direcionando o investimento de Wi-Fi

Intensificar o uso de Wi-Fi em toda a empresa não é apenas um novo desafio técnico para os gerentes de rede. É uma questão importante para o negócio. Três problemas em particular normalmente motivam as empresas a investir em gestão de Wi-Fi mais inteligente:

1: O impacto negativo de serviços e cobertura de má qualidade nos negócios

O Wi-Fi é usado intensamente por executivos de alta produtividade e trabalhadores com conhecimento. O impacto econômico para os negócios quando esses usuários não conseguem acessar um aplicativo de inteligência de negócios ou fazer download de um arquivo muito necessário anexo ao e-mail não é apenas perda de produtividade, é perda de receita. De acordo com CSImarket.com, a média de receita por funcionário por hora nas empresas do S&P 500 no 2º trimestre de 2016 foi pouco mais de US$320. Mas as consequências financeiras poderão ser muito maiores do que isso se alguém não puder fechar um grande negócio ou resolver o problema urgente de um cliente por não conseguir obter um bom sinal de Wi-Fi onde e quando necessário.

2: Gastos de infraestrutura ineficientes

Empresas que buscam aumentar seu campus de Wi-Fi para satisfazer as necessidades de negócios crescentes podem gastar um monte de dinheiro rápido. Na verdade, se você não tem visibilidade clara dos níveis de serviço de Wi-Fi em todo o seu local, você pode acabar colocando pontos de acesso onde eles não são necessários — e não colocá-los onde eles são necessários. Você também pode ser convencido de uma revisão desnecessária de empilhadeira ou confundir um problema de atribuição de canal facilmente corrigível com um problema de capacidade ou cobertura mais caro de resolver.

3: O novo "dissipador de tempo" de Wi-Fi

À medida que o Wi-Fi torna-se mais importante para seu negócio, você precisa ser mais proativo sobre garantir o desempenho do Wi-Fi. Você também corre o risco de ser inundado com mais protocolos de problemas se e quando o desempenho não atende às expectativas dos usuários, as quais aumentam implacavelmente. Então se você não tornar-se rapidamente mais eficiente na manutenção de níveis de serviço de Wi-Fi, você logo vai precisar até de mais horas no dia do que agora.

Estes problemas e outros tornam imperativo para você evoluir agressivamente seus recursos de monitoramento e avaliação de Wi-Fi.

AIRMAGNET SURVEY

Mapeamento preciso do local de Wi-Fi para projeto otimizado de rede sem fio

O AirMagnet Survey da NETSCOUT é a solução de software de análise de local mais precisa do setor para mapear, planejar e projetar redes LAN sem fio 802.11a/b/g/n/ac para que tenham desempenho e segurança ideais. Isso permite que você determine a quantidade ideal, o posicionamento e a configuração dos pontos de acesso para uma implantação bem-sucedida de LAN sem fio plotando precisamente estatísticas de velocidade, produtividade e pacote de conexão em todo o seu local.

Os principais recursos do AirMagnet Survey incluem:

  • Captura precisa de dados da experiência do usuário final
  • "Mapas de calor" práticos da interferência sem fio
  • Simulação de cenários "E se"
  • Avaliação de prontidão de Voice-over-WLAN
  • Emissão de relatórios de certificação de aprovação/rejeição

Saiba mais sobre como o AirMagnet Survey da NETSCOUT pode ajudá-lo a planejar e gerenciar melhor os níveis de serviço de Wi-Fi em todo o seu local.

A única maneira de ter certeza de que sua implantação cumpre o que o seu plano prometeu é medir a cobertura em todo o local.

Trilhando o caminho

Para evitar estes emergentes pontos problemáticos de Wi-Fi, você precisa da metodologia e da tecnologia certas — seja você um gerente de rede ou um fornecedor de soluções de rede sem fio.

Conforme observado acima, a metodologia certa requer cuidadoso planejamento, implantação e validação. O planejamento cuidadoso é importante porque os pontos de acesso têm de ser estabelecidos com base em uma avaliação rigorosa do ambiente físico de um local e interferência sem fio em todo o local. A implantação cuidadosa também é claramente importante, uma vez que a cobertura e a taxa de transferência podem ser afetadas negativamente por tudo, de estruturas metálicas até configurações de potência de um ponto acesso sem fio — ou até mesmo a orientação de suas antenas internas ou externas.

A validação cuidadosa, no entanto, é onde muitos gerenciadores de Wi-Fi ficam aquém. A única maneira de ter certeza de que sua implantação entrega o que o plano prometeu é validar essa implantação medindo a cobertura em todo o local. Infelizmente, os gerentes de rede e seus provedores de solução muitas vezes realizam apenas a avaliação de Wi-Fi mais rudimentar pós-implantação.

Isso é um erro. A validação de Wi-Fi imediata e repetida oferece várias vantagens, incluindo:

  • Correção de "pontos frios" de Wi-Fi antes que as equipes de implantação passem para outras tarefas
  • Descoberta proativa de problemas de cobertura para antecipar protocolos de problemas e insatisfação do usuário
  • Melhor diagnóstico do problema que ajuda a equipe de TI a evitar custos desnecessários de atualização
  • Documentação confiável de implantação de acordo com as especificações (especialmente importante para os fornecedores de soluções)
Mapa de calor de Wi-Fi

Capturando as condições de acesso Wi-Fi em todo o local, os gerentes de rede podem proteger os níveis de serviço sem provisionar excessivamente WAPs, causando desperdício.

A principal tecnologia de habilitação para esta validação essencial de rede sem fio é uma solução de pesquisa de local que transforma seu laptop em um sensor de Wi-Fi móvel — e então traduz as métricas resultantes em um "mapa de calor" de Wi-Fi que você pode usar para executar a otimização de rede baseada em fatos verdadeiros (ver gráfico).

Sem essa tecnologia, você só pode supor o quanto na verdade você está prestando serviço Wi-Fi para os negócios. Pior ainda, você terá de depender de usuários infelizes para que você saiba onde sua rede está falhando na prestação do serviço.

É por isso que todos os gerentes de rede e provedores de soluções sem fio precisam de uma ferramenta eficaz de pesquisa de Wi-Fi — e devem usar diligentemente essa ferramenta continuamente como parte de uma metodologia de "planejar, implantar e validar".

AirMagnet WiFi Analyzer PRO

Monitoramento e resolução de problemas de Wi-Fi a qualquer hora, em qualquer lugar

O AirMagnet Wi-Fi Analyzer PRO da NETSCOUT é a solução líder do setor, portátil e sem fio de resolução de problemas da rede. O Wi-Fi Analyzer PRO permite que você facilmente e com precisão analise seus ambientes 802.11a/b/g/n/ac — sem perder qualquer tráfego ou perder-se na análise demorada do pacote.

Os principais recursos do Wi-Fi Analyzer PRO incluem:

  • Experiência em Wi-Fi incorporada
  • Alertas de segurança e desempenho de WLAN
  • Análise de roaming do cliente
  • Detecção de interferência de Wi-Fi completa
  • Relatório integrado

Saiba mais sobre como o AirMagnet Analyzer PRO da NETSCOUT pode melhorar seus níveis de serviço de Wi-Fi enquanto reduz o custo total de propriedade da rede Wi-Fi.

 
 
Powered By OneLink