11ac é uma tecnologia de 5GHz, o que significa que a alteração IEEE 802.11ac não especifica seu uso na banda ISM de 2,4GHz. A utilização de canais mais largos requer mais espaço de frequência disponível, e a banda de 2,4GHz é limitada a um total de 83,5MHz. Qualquer implementação da especificação de camada física 11ac (PHY) em 2,4GHz é proprietária.

However, 11ac technology isn’t just about the radios. APs are small computers, each having a CPU, RAM, Flash, etc. with each new generation of radio technology, we also get new software features, some of which weigh heavily on the CPU of APs and/or controllers. Alguns novos APs 11ac de radio duplo têm CPUs grandes, frequentemente de núcleo duplo, muita RAM, descarregamento de criptografia, portas Gigabit Ethernet duplas, e muitos outros recursos de hardware de ponta.

So what makes 11ac so special that it would replace the aging IEEE 802.11n (“11n”)? Para responder a esta pergunta com precisão, é importante entender que a 11ac foi lançada em duas “ondas” (chamadas de “Wave-1” e “Wave- 2”), com base nos recursos do chipset de rádio. O gráfico abaixo mostra um resumo das diferenças entre as tecnologias implementadas em cada uma das duas ondas.


As vendas de AP e dispositivos cliente 11ac Wave-1 foram muito bem sucedidas para a indústria, e dispositivos 802.11ac com certeza continuarão vendendo bem depois que os dispositivos 11ac Wave-2 chegarem ao mercado. Leva tempo para uma nova linha de produtos ser trazida para o mercado, devido ao desenho, fabricação e certificação. APs 11ac Wave-2 iniciais não terão certificação DFS por algum tempo, e tanto a estabilidade do código como o desempenho dos recurso não estarão provados.

Saiba mais