Ficha técnica: AirMagnet Spectrum XT | enterprise.netscout.com

Ficha técnica: AirMagnet Spectrum XT

O AirMagnet Spectrum XT é a primeira solução profissional de um analisador de espectro profissional do setor que combina análises detalhadas de RF com informações da WLAN em tempo real para tornar mais rápidas e mais precisas a identificação e a resolução de problemas de desempenho.

Essa visão combinada de "análise do impacto da interferência de RF" no desempenho geral da rede ajuda a localizar a raiz desses problemas. O AirMagnet Spectrum XT é a solução ideal para engenheiros de rede e instaladores/integradores para solução de problemas e implantação de redes WLAN e está disponível no fator de forma conveniente e universal USB, permitindo que ele seja usado em qualquer notebook, netbook ou tablet PC.

Desenvolvido com o maior banco de dados de classificação de interferências de RF do setor para analisadores de espectro móveis, o AirMagnet Spectrum XT detecta, identifica e ajuda a localizar fontes individuais de interferência de RF, incluindo dispositivos que não pertençam à WLAN, como Bluetooth, telefones sem fio, ZigBee, fornos de micro-ondas, controladores de jogos sem fio e muito mais. Os usuários do AirMagnet Spectrum XT também são beneficiados com a capacidade exclusiva de detectar automaticamente padrões repetitivos de RF e de criar assinaturas personalizadas para qualquer fonte de interferência de RF detectada no ambiente.

Análise de espectro de RF inigualável

O AirMagnet Spectrum XT oferece total visibilidade na camada física da LAN sem fio para identificar interferências de RF e problemas no ambiente que possam afetar o desempenho da rede. A solução oferece uma variedade de gráficos de espectro e Wi-Fi para ajudar os usuários a visualizar o espectro de RF.

FFT em tempo real

O gráfico de FFT do AirMagnet Spectrum XT fornece uma visualização em tempo real da energia de RF no ambiente, com níveis do sinal de RF atual, máximo, máximo e com a média de espera. Os usuários também podem sobrepor o ciclo de trabalho do canal sobre o gráfico FFT em tempo real para agilizar a tentativa de detectar e enfocar as fontes de interferência de RF que têm o máximo de impacto sobre o desempenho da rede.

Densidade do espectro

O gráfico de densidade do espectro oferece uma visualização da rede mais a longo prazo, exibindo informações (ao vivo) sobre os sinais que são comuns durante a sessão de captura atual. Isso é útil para identificar transmissores pouco frequentes.

Espectrograma

O gráfico Espectrograma apresenta um histórico de rolagem do ambiente de RF e possibilita um conhecimento visual do espectro no decorrer do tempo para mostrar picos ou estouros intermitentes de energia de RF que podem ser os causadores dos problemas da rede WLAN.

Ciclo do trabalho

O gráfico Ciclo do trabalho exibe a frequência da presença de sinal de interferência. Um alto ciclo de trabalho significa um interferer sendo constantemente transmitindo e certamente causará problemas no canal afetado.

Espectrograma do evento

O gráfico Espectrograma de eventos fornece uma representação visual das informações em tempo real a respeito dos dispositivos causadores de interferência detectados nos últimos 5 minutos. Ele inclui informações sobre nível de potência e canais/frequências afetados pelo dispositivo.

Força do canal

O gráfico Potência de canal exibe os níveis de potência máximo e médio de todos os canais na faixa de rádio selecionada.

Força da interferência

O gráfico Potência de interferência exibe a leitura da potência média dos dispositivos causadores de interferência no canal ou canais selecionados.

Figura 1: Gráficos do espectro de radiofrequência

Ciclo do trabalho e Potência de interferência de canal versus a tendência ao longo do tempo

Esses gráficos de tendências mostram a potência média nos canais que está acima do ruído no andar e as leituras da média de potência máxima dos dispositivos causadores de interferência que operam no canal selecionado durante um período determinado.

Análise de interferência de RF e do impacto sobre a rede Wi-Fi

Para otimizar e garantir alto desempenho de WLAN, o AirMagnet Spectrum XT apresenta uma abordagem revolucionária para a solução de problemas sem fio que combina o poder da análise de espectro de radiofrequência com tráfego de WLAN e análise de dispositivo. Os usuários podem ligar qualquer adaptador sem fio compatível e ter instantaneamente uma visualização em tela única combinada ou relacionada mostrando o impacto da interferência de radiofrequência ou fontes de interferência sobre o desempenho global verdadeiro da WLAN.

O AirMagnet Spectrum XT também fornece um inventário completo de todos os dispositivos Wi-Fi operando no ambiente e suas configurações definidas. Os usuários têm direito a uma série de gráficos de Wi-Fi para resolver problemas de modo mais rápido e eficiente, incluindo:

  • Intensidade do sinal PA
  • Canais por velocidade/endereço/mídia
  • Principais 10 PAs por CRC/Retry
  • SNR do canal; Erros/Retry
  • Utilização de canal
  • Ocupação do canal

Identificação automática e a localização de fontes de interferência

O AirMagnet Spectrum XT oferece detecção e identificação em tempo real de várias fontes não WLAN que interferem com as redes WLAN e diminuem seu desempenho. A lista extensa de dispositivos ou fontes inclui dispositivos Bluetooth, telefones sem fio digitais e analógicos, fornos de micro-ondas convencionais e inversores, controladores de jogos sem fio, conversores de vídeo digitais, dispositivos FHSS, babás eletrônicas, Jammers RF, radares, detectores de movimento, dispositivos ZigBee e muito mais.

Os usuários também são alimentados com informações detalhadas para a fonte de interferência, incluindo o pico e potência média, em primeiro lugar e tempo visto, frequência central, canais afetados, número de vezes que a fonte foi detectada e muito mais. Com um adaptador Bluetooth adicional plugado ao mesmo PC, o AirMagnet Spectrum XT fornece informações de Bluetooth como ID, nome, serviços, etc., para análise de interferer Bluetooth avançada.

Com o dispositivo "ferramenta de localização de dispositivo" incorporado no AirMagnet Spectrum XT, os usuários podem localizar fisicamente qualquer fonte de interferência, Wi-Fi ou não, que opere no ambiente de radiofrequência.
A ferramenta de localização de dispositivo funciona como um contador Geiger e emite um sinal sonoro mais alto conforme a aproximação de usuários ao local
do dispositivo.

Figura 2: Análise da interferência de RF e seu impacto sobre a rede Wi-Fi

Figura 3: Detecção e classificação de fontes de interferência

 

Identificação exclusiva para qualquer fonte de interferência de RF

Os usuários que possuem analisadores de espectro de radiofrequência geralmente têm que depender do fornecedor para criar assinaturas ou classificações do defeito para a detecção e a identificação de fontes da interferência de radiofrequência. A resposta oportuna a estas fontes é crítica aos ambientes ou às redes da empresa para assegurar o melhor desempenho dos seus usuários de WLAN. Os próprios fornecedores do analisador de espectro se esforçam para proseguir com a criação e inclusão de fontes originais de cada interferência de radiofrequência dentro de sua base de dados nativa da classificação que pode causar um caos na rede de WLAN.

Para superar este obstáculo e para fornecer usuários com uma resposta em “zero-dias” a qualquer fonte de interferência da radiofrequência, o AirMagnet Spectrum XT introduz a primeira capacidade automatizada da análise de espectro da indústria que monitora o ambiente da radiofrequência original e para descobrir padrões da radiofrequência únicos e repetitivos destas “fontes desconhecidas de interferência da radiofrequência”. Uma vez que o padrão de interesse é detectado e classificado, os usuários têm a opção de criar uma assinatura personalizada para o padrão para alertas futuros. Com esta capacidade, os usuários ganham não somente a independência das atualizações de classificação periódicas do fornecedor, como também têm também uma resposta mais rápida aos problemas de desempenho de pesquisa de defeitos em sua rede.

Integração com outras ferramentas AirMagnet

AirMagnet Wi-Fi Analyzer PRO

Os usuários do AirMagnet Spectrum XT que executam o AirMagnet WiFi Analyzer PRO no mesmo PC podem visualizar a interferência não WLAN de cada canal no espectro de RF. Indicadores simples de cores apontam para o nível de impacto dessas fontes de interferência de radiofrequência sobre o desempenho da rede WLAN. Essa informação ajudará os usuários a planejar as configurações do canal para a infraestrutura atual e planejada da WLAN.

AirMagnet Survey PRO

Recomenda-se que, antes de qualquer implementação de WLAN, os instaladores realizem uma varredura de espectro de RF para certificarem-se de que não haja fontes de interferência operando no ambiente. Os usuários do AirMagnet Survey PRO executando o AirMagnet Spectrum XT na mesma máquina podem executar pesquisas de espectro de radiofrequência ou varreduras ao mesmo tempo, como uma pesquisa ativa ou passiva, reduzindo o tempo de espera. Os usuários também obtêm a lista de fontes de interferência detectadas pelo AirMagnet Spectrum XT no AirMagnet Survey.

Com essa integração, os usuários têm direito a mapas térmicos exclusivos dentro do AirMagnet Survey, por exemplo:

  • Mapa de calor da potência de canal, que fornece uma exibição com código de cores dos níveis de energia detectados em cada canal no espectro
    sem fio.
  • O mapa de calor de potência/local do causador da interferência, que exibe fontes ou dispositivos de interferência não WLAN detectados durante a análise do local.

Figura 4: Detecção automatizada de qualquer fonte de interferência de RF

Figura 5: Integração com o AirMagnet WiFi Analyzer

Figura 6: Integração com o AirMagnet Survey

Gravação e reprodução

Os usuários do AirMagnet Spectrum XT podem salvar suas pesquisas de espectro de radiofrequência, mantê-las como prova concreta e reproduzi-las em um momento posterior para análise e investigação pós-captura. O prático recurso "kump-to" permite que o usuário navegue rapidamente em um arquivo de captura para o horário de início em que uma interferência foi capturada durante a varredura. Isso é muito útil como informações forenses essenciais durante a instrução de quaisquer ataques de camada 1 de negação de serviço contra a rede WLAN. Os arquivos de rastreamento salvos também podem ser compartilhados entre os usuários para análise colaborativa e solução de problemas.

O recurso de Replay instantâneo do AirMagnet Spectrum XT permite que os usuários revisem as informações mais recentes do espectro e reproduzam-nas, como se ele estivesse sendo visualizado ao vivo pela primeira vez.

Figura 7: Recursos de gravação e reprodução

Figura 8: Relatórios integrados

Relatório Integrado

O relatório integrado do AirMagnet Spectrum XT torna fácil de girar sessões da análise de spectrum da radiofrequência em relatórios profissionais. O AirMagnet Spectrum XT pode gerar relatórios customizáveis, aproveitando informações de todos os gráficos de espectro de RG, tabelas Wi-Fi e da lista de fontes de interferência de radiofrequência para o ambiente atual. Os relatórios podem ser exportados em formatos Word, RTF
e PDF.

Fatos sobre o produto
Número de peça Descrição
AM/B4070 AirMagnet Spectrum XT (baseado em USB)
AM/A4040 Antena direcional da AirMagnet
Especificações Técnicas
Especificação Descrição
Intervalo da frequência 2402 a 2494 MHz; 5160 a 5330 MHz; 5490 a 5710 MHz; 5735 a 5835 MHz; 4910 a 4990 MHz
Especificações do USB largura 38,1 mm; comprimento 108,2 mm; altura 8 mm; peso 31,2 gramas; temperatura de operação: 0 a 70ºC (32ºF a 158ºF)
Alimentação de DC
Tensão da alimentação 5 volts; Energia ativa: 2 Watts
Limite da captura Depende do espaço no disco rígido
Precisão da amplitude +/- 2 dB
Largura de banda de resolução
156,3 kHz
Entrada máxima 0 dbm
Tempo da varredura 64 ms por 20 MHz ou 64 ms por canal
Requisitos mínimos de sistema
Descrição Requisitos
Adaptadores Adaptador USB AirMagnet Spectrum (necessário para visualização de dados de espectro RF e classificação de fontes de interferência não Wi-Fi)
Adaptador opcional Wi-Fi compatível com o AirMagnet* (necessário para análises adicionais de Wi-Fi)
Adaptador opcional Bluetooth compatível com Windows (necessário para obter melhores informações sobre o causador de interferências de Bluetooth; Não suportado pelo Optiview INA da NetScout)
Laptop/Tablet PC Sistemas operacionais: Microsoft® Windows 7 Enterprise/Professional/Ultimate 64 bits ou Microsoft Windows 8.1 Pro/Enterprise 64 bits, Microsoft® Windows 10 Pro/Enterprise 64 bits
Intel® Core™ 2 Duo 2,00 GHz (Intel® Core™ i5 ou mais avançado recomendado)
2 GB de RAM necessário (4 GB recomendado)
Espaço livre de 250 MB do disco rígido
Microsoft .NET Framework 2.0
Apple® MacBook® Pro Sistemas operacionais: MAC OS X v10.9 (ou superior), executando um OS Windows com suporte (conforme indicado na seção de Laptop/Notebook/Tablet PC) usando Boot Camp®.
Intel ® Core ™ 2.2 Duo 2 GHz ou superior
2 GB de RAM necessário (4 GB recomendado)
Espaço livre de 250 MB do disco rígido
Microsoft .NET Framework 2.0
Tablet de análise de redes OptiView ® XG da NetScout NETSCOUT OptiView XG Network Analysis Tablets executando sistema operacional Microsoft® Windows® 7 Professional SP1 de 64 bits ou sistema operacional Microsoft Windows 10 Professional de 64 bits

*Acesse a página do AirMagnet Spectrum XT em www.enterprise.netscout.com e veja a lista completa dos adaptadores compatíveis

 
 
Powered By OneLink