Planejamento de capacidade | Planejamento de capacidade de rede | NETSCOUT

Planejamento de capacidade de rede

Os administradores de rede de hoje têm que equilibrar duas demandas opostas: o desejo para de ter maior velocidade de resposta e desempenho ótimo para o usuário final, e a necessidade reduzir os custos operacionais. O tráfego, de negócios ou outro, tende a se expandir para preencher a largura de banda de rede disponível, degradando o desempenho nos links mais congestionados. Os gerentes de rede não podem simplesmente elevar a largura de banda para resolver o problema, mas devem demonstrar que um link está enfrentando congestionamento por um período significativo de tempo devido ao uso comercial legítimo, antes que eles possam adicionar capacidade de rede. Rompa com a abordagem tradicional de planejamento de capacidade ao compreender os novos princípios para o planejamento eficaz da capacidade de rede.

 

Por que o planejamento de capacidade de rede eficaz está se tornando crítico

Em toda organização distribuída, o custo da conectividade de rede é sempre difícil de determinar. O tráfego na rede tende a expandir para tomar a largura de faixa disponível, mesmo se esse tráfego é crucial ao negócio. O uso de aplicações críticas para os negócios é igualmente difícil de medir. Pode estar dentro dos parâmetros previstos para 90% do tempo, mas nenhum negócio quer experimentar o desempenho degradado para os 10% restantes.

Os requisitos de desempenho de rede aplicam uma pressão constante sobre TI, para que aumente a capacidade da rede e proporcionar um serviço eficaz ao negócio, enquanto a gestão de custo exige que ela seja limitada ou mesmo reduzida. Assim, como pode organização controlar estas pressões de oposição?

Desafios técnicos com o planejamento de capacidade de rede

  • Para identificar um link que requer capacidade de largura de banda adicional, você deve demonstrar que ela está enfrentando congestionamento por um período significativo de tempo.
  • Pode custar caro e demorar (às vezes, dependendo das ferramentas usadas, até mesmo ser impossível) representar corretamente o congestionamento por períodos longos de tempo.
  • O congestionamento deve ser causado pelo uso do negócio legítimo, pelo uso não recreacional ou pelo duvidoso (“outro” tráfego):
    a despesa da largura de banda é o recurso final: remover o “outro” tráfego da rede surge como uma opção bem mais cedo.

Abordagens comuns para planejamento de capacidade de rede

  • Ideias de longo alcance de utilização média: isto mostrará uma tendência de utilização em longo prazo, mas a visão de longo prazo atenuará os picos de utilização alta, dessa forma escondendo o problema.
  • Pico de utilização, por exemplo, mostrando o minuto mais ocupado de cada dia em um mês: isto mostra que dias tiveram um minuto ocupado, mas não dá a ideia da quantidade de tempo durante o período em que um link está congestionado.
  • Totais do tráfego: mostra com facilidade todos os links em uma única vista, listando os links com maior tráfego e mesmo as tendências periódicas para mostrar o uso mês a mês. Contudo, não dá nenhuma indicação de congestionamento, exceto em casos extremos.

Com o TruView da NETSCOUT, você pode monitorar a utilização da WAN por toda sua rede para planejar a capacidade, mesmo se você não tiver o NetFlow exportando de cada local.

 

 

 

Tem sido difícil obter uma compreensão de longo prazo da utilização de interface, mantendo a precisão e ter uma compreensão de como essa utilização mapeia o uso de aplicativos de negócios. A solução da NETSCOUT para o planejamento de capacidade permite que você tome decisões inteligentes sobre onde você tem o maior e o menor espaço para crescimento.

A solução TruView – planejamento de capacidade de rede simples, preciso e eficaz

Use o recurso Overview (visão geral) para identificar quais links foram utilizados e por quanto tempo. Os links utilizados por mais de 80% acima do limiar estipulado são destacados com um ícone vermelho.

  • Usando uma visualização tipo burst, o TruView para planejamento de capacidade de rede exibe o período de tempo para que a utilização fique dentro de cada banda de utilização, de menos de 30%, 30-60%. 60–80% e >80%. Isto mostra clara e simplesmente quais links passaram a maior quantidade de tempo no estado congestionado (<80%).
  • Com base em medições de 1 minuto, o detalhe do congestionamento nunca fica perdido em vistas de meses, semanas ou mesmo um ano.
  • “Siga o vermelho” para ver os links mais congestionados.
  • Inverta a ordem para ver os links que nunca foram utilizados acima de 30% e, portanto, podem ser rebaixados.
  • Inclua um "Business Hour", filtro de hora de expediente, para examinar somente o uso durante o dia, eliminando a interferência de backup noturno e trabalhos de atualização.
  • Para os links sem excesso de utilização, use níveis de >60% níveis para ajudar a construir avaliações de orçamento de longo alcance.

Veja os níveis de utilização ao longo do tempo na página "Capacity Detail" (detalhe da capacidade), e identifique quem e o que compôs a ocupação dos links com a decupação "Application and Host" (aplicativos e host).

  • Use uma vista de único link para determinar facilmente se a congestão é causada por uso de negócio válido ou não autorizado/recreacional.
  • Os dados de SNMP e NetFlow são combinados para mostrar quando um link está ocupado, como é ocupado, mas também porque é ocupado.
  • A expansão do detalhe destaca uma tendência de tempo para mostrar se o uso é estável, errático ou crescente.
  • Pode ser usada uma vista "fácil de entender" como parte de um exemplo de negócio com largura de banda aumentada.

O planejamento de capacidade de rede é uma das várias funções que sua organização pode executar com o TruView, um sistema de monitoramento do desempenho da rede e dos aplicativos.

 

 

 

 

 
 
 
  Whitepaper  
EMA
Otimização de largura de banda porque o tamanho nem sempre importa
Os administradores de rede de hoje têm que equilibrar duas demandas opostas: o desejo para de ter maior velocidade de resposta e desempenho ótimo para o usuário final, e a necessidade reduzir os custos operacionais.
  Estudos de caso  
Abordagem proativa para o planejamento de capacidade
A cidade de Bruxelas não conseguia testar com eficácia a implementação de novos aplicativos ou realizar o planejamento de capacidade com exatidão. Eles selecionaram o TruView, da NETSCOUT, permitindo-lhes planejar corretamente as atualizações do sistema e testar novos aplicativos antes da implantação.
  Webinar sob demanda  
Webinar sob demanda
Dicas para abordar a gestão de largura de banda
Neste webcast sob demanda, você vai aprender as práticas de planejamento de capacidade eficiente e verá uma demonstração ao vivo, mostrando como o TruView da NETSCOUT resolve o planejamento de capacidade em apenas alguns cliques do mouse.

 

 

 
 
 
Powered By OneLink