Ferramentas de monitoração de redes | Ferramentas e softwares de monitoramento de desempenho de rede | NETSCOUT

Ferramentas de monitoramento da rede: Monitoramento do desempenho da rede

A rede é a alma de qualquer negócio, portanto monitorar e otimizar o desempenho da rede é absolutamente essencial. O departamento de TI não pode confiar na adivinhação para executar com sucesso tal esforço. Alcançar os resultados desejados exige ferramentas de monitoramento do desempenho da rede.

As ferramentas de monitoramento da rede permitem que as organizações determinem a linha de base do desempenho da rede no que concerne à sua infraestrutura de hardware e software. Com uma linha de base de operações nominais à disposição, o departamento de TI é posicionado para reconhecer e responder às condições que podem impactar negativamente o desempenho e ameaçar a produtividade e a qualidade da experiência da comunidade de usuários.

Aplicações de monitoramento de desempenho de rede

Independentemente de quão bem a rede física está planejada e gerenciada, o desempenho geral da rede vai sofrer se os aplicativos que são hospedados na rede, na nuvem ou em uma combinação de ambos e que transmitem informação estiverem comprometidos. Os exemplos de desempenho adverso de aplicativo incluem a execução errônea, que pode completamente incapacitar o aplicativo ou fazer com que servidores ou circuitos se sobrecarreguem, e a utilização imprópria ou não planejada, como quando a equipe transfere grandes arquivos ou há streaming de vídeos, ou quando a demanda de acesso excede as projeções.  Da mesma forma, em um ambiente de nuvem ou híbrido, você pode perder visibilidade e controle do que e como está sendo transmitido - muitas vezes resultando em uma má experiência para o usuário final.

As condições adversas podem surgir devido a eventos planejados ou não que geram a mudança. Para atividades planejadas, o departamento de TI pode aproveitar a linha de base do desempenho para simular e testar os efeitos de modificações propostas tais como a introdução de novos usuários ou aplicativos, e determina se a arquitetura atual da rede é adequada ou precisa de reconfiguração ou aperfeiçoamento. Quando cenários inesperados aparecem, as ferramentas de monitoração da rede podem alertar o TI sobre desvios em relação à linha de base nominal, para que ações corretivas possam ser iniciadas.

O objetivo das ferramentas de monitoração da rede é fornecer uma descrição das operações para que os potenciais problemas possam ser evitados proativamente, e as anomalias que ocorram possam ser detectadas, isoladas e solucionadas com um tempo médio de reparo mínimo. Infelizmente, a função de monitoramento da rede é muitas vezes segregada por localização, departamento, serviço ou camada de rede, o que inibe a realização deste objetivo.

Considerações-chave para uma ferramenta de monitoramento da rede

As ferramentas ideais de monitoramento do desempenho da rede são abrangentes. As ferramentas de monitoramento da rede devem ter amplitude, significando que são expansíveis e robustas o suficiente para acomodar uma perspetiva ponta-a-ponta através da empresa, mesmo em grandes organizações. As ferramentas de monitoramento do desempenho da rede também devem possuir profundidade, com a capacidade para alcançar todas as sete camadas da pilha da rede. Sem ambas as dimensões, o departamento de TI está severamente restrito em seus esforços para identificar a posição do problema e apontar se a origem do problema se encontra em um aplicativo, em um sistema/servidor, ou em um elemento do núcleo de rede como um roteador ou um switch.

Talvez mais significativamente, uma ferramenta abrangente de monitoramento do desempenho da rede promove a resolução de anomalias mais complexas. As degradações diretas, lineares são frequentemente óbvias, mas os problemas intermitentes são muito mais desafiadores para resolver. Da mesma forma, quando alguns problemas puderem se manifestar na rede, a fonte do problema pode residir fora do domínio da empresa - com um fornecedor de serviço. Estes tipos de anomalias simplesmente não podem ser resolvidos rapidamente por soluções pontuais.

O desempenho superior da rede pode ser alcançado graças às ferramentas de monitoração e gestão da rede, mas somente se as ferramentas se basearem as seguintes considerações chaves:
  • Largura horizontal (a solução tem um alcance de ponta a ponta de toda a empresa)
  • Profundidade vertical (a solução atravessa todas as sete camadas da rede incorporando dados de aplicativos, servidores e desempenho da rede)
  • Visualizações em tempo real e retroativa (o software pode indicar e avaliar informações atuais e histórica para encontrar a origem dos problemas que surgiram alternadamente)
  • Interfaces abrangentes (a solução oferece um repositório centralizado de todas as origens de dados para que o departamento de IT possa aproveitar gráficos e relatórios fáceis de entender para apressar a resolução exata do problema)

Produtos relacionados


 
 
Powered By OneLink